Uma dieta rica em gorduras saturadas e açúcares, um estilo de vida sedentário e estresse crônico são alguns fatores que podem desacelerar o metabolismo. No entanto, esse quadro pode ser revertido com o consumo de alimentos que ajudam a queimar calorias rapidamente.
Também conhecidos como termogênicos, eles aceleram o metabolismo por conter substâncias que produzem mais calor. Neste caso, demandam uma quantidade maior de energia para serem digeridos e processados pelo organismo, o que promove a queima de gordura.
Confira, abaixo, cinco alimentos que aceleram o metabolismo e tem o poder de transformar o corpo em uma máquina de queimar gordura, de acordo com o portal Saber Vivir:
Pimenta
Malagueta, caiena e calabresa são algumas das pimentas utilizadas na cozinha brasileira. Devido ao efeito da capsaicina, molécula picante que estimula o sistema nervoso, o alimento ajuda a aumentar o metabolismo e reduzir a fome, contribuindo para a perda de peso.
Chá verde
O componente termogênico do chá verde são as catequinas, que aparentemente podem ativar o metabolismo das gorduras e aumentar o gasto calórico. Além da infusão, recomenda-se prepará-lo em bolos, picolés ou geleias saudáveis e sem açúcar.
Gengibre
O gengibre contém capsaicina, substância conhecida por acelerar o metabolismo por meio do seu estímulo às mitocôndrias. Isso ajuda na perda de peso, além de aumentar a resistência em atividades físicas.
Café
O café aumenta a temperatura corporal e é um grande potencializador da oxidação de gorduras. Um estudo da Universidade de Granada, na Espanha, mostrou que tomar um café forte antes do exercício aumenta o consumo de gordura em detrimento da glicose.
Cacau
O cacau é rico em teobromina, alcaloide do grupo das metilxantinas que tem estrutura semelhante à da cafeína. Por isso, o alimento acelera o metabolismo, contribuindo para a queima de gordura. O melhor é consumi-lo em pó natural para que mantenha seu poder termogênico.