O empresário Sérgio José Silva Chalub, dono de empresa médica comprou um blog identificado como Giro AM 24h, para criar fake news sobre ocorrências nos hospitais que são administrados pelo Governo do Amazonas.
Em uma matéria divulgada pelo blog Giro AM 24h, atribuiu um caso de tumulto que aconteceu em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na cidade de Abaetetuba, no Pará, ao Hospital e Pronto Socorro João Lúcio, localizado na zona Leste de Manaus.
“Confusão No João Lúcio: Revoltado, Homem Destrói Hospital E Briga Com Seguranças; Veja:”, dizia o título da matéria fake news postada pelo blog que pertence ao empresário Sérgio Chalub.
A fake news tenta atribuir o caso a crise na saúde do Amazonas e atacar o governo do estado causando mais tumulto na cabeça da população.
O vídeo em questão, foi divulgado pelo Portal G1 do Pará, com a notícia verdadeira e que acabou desmascarando o fake news do blog Giro AM 24h, que pertence ao empresário Sérgio Chalub.
O empresário Sérgio Chalub figurou na lista de indiciamentos pelos crimes de falsificação de documento público, falsidade ideológica, fraude à licitação e fraude a ato de licitação, é o dono da empresa ‘Madim Diagnósticos’, e foi indiciado na CPI da Saúde da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
Chalub chegou a ser preso durante ação da Polícia Federal, que investigou funcionários da Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas (Seas), realizavam contratações de forma fraudulenta para favorecer o grupo de empresários chefiados pelo empresário Sérgio Chalub.