Chuva que castigou Buenos Aires pode chegar ao Brasil; veja a previsão

Sem categoria

Apesar do intenso calor que ocupa o Centro-Sul do Brasil, com temperaturas que ainda devem se manter acima dos 30ºC na maior parte das capitais do país neste domingo (17/12). O clima, porém, deve começar a mudar a partir da madrugada desta segunda-feira (18/12) com chuvas que vão se espalhar pelo território nacional.

Em alguns casos, estão previstos temporais. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de que a tempestade histórica que atingiu Buenos Aires neste sábado (16/12) possa chegar ao sul do Rio Grande do Sul ainda com força.

Na capital argentina, a chuva teve granizos com mais de 10 centímetros de diâmetro e ventos de 140 km/h que foram capazes de arrastar aviões estacionados. Estimativas iniciais da Defesa Civil atribuíram 13 mortes à chuva.

“Essa frente fria vai se deslocar para o leste, indo em direção ao oceano, mas deve atingir ainda parte do Brasil trazendo temporais. Como o Sul do Brasil está muito quente, a previsão é de que haja grande instabilidade do clima nesta segunda”, explica o meteorologista Olivio Bahia, do Inmet.

Chuva vai durar até o natal

Não será só no Rio Grande do Sul que a temperatura vai mudar. A semana deve ter chuvas distribuídas por todo o país, com registros mais intensos especialmente na terça e quarta-feira (19 e 20/12).

A expectativa é que a chuva se mantenha durante toda a semana e que os brasileiros passem a véspera de Natal e o feriado sob chuvas, porém mais amenas e espaçadas durante o dia.

Além da massa de ar frio que vem da Argentina, uma outra deve se aproximar do Brasil pela Amazônia peruana e uma terceira pelo Oceano Atlântico, combatendo a massa de ar quente que está estacionada no Brasil e levando a picos de temperatura, como os 42ºC registrados em Cuiabá no sábado (16/12).

“A umidade vai se espalhar, com pancadas de chuva durante a semana e um tempo mais instável, o que é ótimo para combater a seca e também levar a uma redução das temperaturas”, conclui Bahia.



https:metropoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *