Dores nas articulações? Especialista dá dicas para evitar desgastes ao longo da vida

FAMOSOS


Com o passar dos anos, começamos a notar mudanças físicas como desgaste do corpo e perda de massa muscular. No processo de envelhecimento, as articulações desempenham um papel importante e evitar esses desgastes e lesões pode garantir qualidade de vida ao longo dos anos.


Quadris, joelhos, ombros e pulsos permitem que o corpo se movimente e também são importantes para manter o corpo na mesma posição por muito tempo. A fisioterapeuta Marilina Segura contou ao O Globo que a artrose ou osteoartrite é uma doenças que causa a degeneração da cartilagem e é a quarta causa de incapacidade no mundo.


A especialista deu dicas que ajudam na prevenção do desgaste imediato como evitar atividades físicas de grande impacto, manter uma boa alimentação e evitar o peso em excesso.


Peso ideal


As articulações sofrem menos por ficarem mais leves, então é importante manter-se no peso ideal.


Alimentação


A alimentação realiza funções vitais no organismo e uma dieta equilibrada permite um bom desenvolvimento musculoesquelético.


Exercícios físicos


Já os exercícios físicos são recomendados a todos e em todas as idades, pois aumentam o fortalecimento muscular e a resistência do sistema respiratório.


Postura


Posições estáticas por muito tempo também causam desgaste das articulações, mas quando faz parte do trabalho, a dica é fazer pequenas pausas de cerca de 2 minutos, levantar e caminhar ajuda a recuperar a mobilidade.


Não fumar


O cigarro pode aumentar os danos nas articulações em razão do aparecimento de problemas respiratórios e com eles vem a dificuldade de se exercitar.

O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o
nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por
último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado
pelo IVC e ComScore.



https://www.portaldoholanda.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *