São Paulo — A cidade de São Paulo teve bairro com temperatura mínima de apenas 14°C, durante a madrugada desta sexta-feira (26/1), em pleno verão. Como de costume, o frio foi mais intenso na zona sul da capital paulista. Na próxima semana, o tempo deve voltar a esquentar.
A menor temperatura mínima registrada em São Paulo nesta sexta foi na Capela do Socorro, às 3h20, onde o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) registrou 14,04°C. Ao lado de bairros como Marsilac e Parelheiros, é uma região conhecida por ter temperaturas mais baixas que o restante da cidade, pela proximidade com a Serra do Mar.
Como comparação, a estação localizada nos bairros do Jaçanã/Tremembé, na zona norte, teve 16,5°C. Em média, a capital paulista registrou mínimas de 15,5°C até as 19h desta sexta-feira.
Meteorologista do CGE, Adilson Nazário afirma que o friozinho dos últimos dias está relacionado à passagem de uma frente fria que ficou ancorada no Sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, mantendo em atuação a Zona de Convergência do Atlântico Sul.
Em resumo, essa combinação traz vento predominante de sul e sudeste, mais gelado, além de mais umidade. “Isso faz com que as pessoas sintam um pouco mais de frio”, diz.
Segundo Nazário, o frio fora de época colaborou até mesmo para fazer com que as temperaturas de janeiro ficassem próximas da média histórica, depois de dias muito quentes no início do ano.
O meteorologista afirma que a previsão é a de que o calor volte ao longo da próxima semana, com as máximas de aproximando dos 30°C novamente. Até domingo, entretanto, a temperatura segue mais baixa, esfriando o último fim de semana de férias de muitos paulistanos.