São Paulo – A polícia identificou o suspeito de matar o soldado Samuel Wesley Cosmo, da Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), tropa de elite da Polícia Militar de São Paulo, na última sexta-feira (2/2), em Santos.
Kaique Coutinho do Nascimento, de 21 anos, conhecido como “Chip”, é apontado como assassino do soldado, que trabalhava em uma operação da PM no litoral paulista.
suspeito rota
Soldado da Rota Samuel Wesley Cosmo
Soldado da Rota Samuel Wesley Cosmo
Foto-Samuel Wesley Cosmo e Kennedy Cosmo-irmãos-pmsp-mortos
Foto-Samuel Wesley Cosmo-morto-em-sp
soldado samuel cosmo
imagem da câmera corporal policial militar de São Paulo Samuel Wesley Cosmo assassinado em SP 2
Reprodução/PMSP
imagem da câmera corporal policial militar de São Paulo Samuel Wesley Cosmo assassinado em SP 17
Reprodução/PMSP
imagem da câmera corporal policial militar de São Paulo Samuel Wesley Cosmo assassinado em SP 9
Reprodução/PMSP
imagem da câmera corporal policial militar de São Paulo Samuel Wesley Cosmo assassinado em SP 8
Reprodução/PMSP
imagem da câmera corporal policial militar de São Paulo Samuel Wesley Cosmo assassinado em SP 12
imagem da câmera corporal policial militar de São Paulo Samuel Wesley Cosmo assassinado em SP 5
Reprodução/PMSP
imagem da câmera corporal policial militar de São Paulo Samuel Wesley Cosmo assassinado em SP 4
Reprodução/PMSP
imagem da câmera corporal policial militar de São Paulo Samuel Wesley Cosmo assassinado em SP 3
Reprodução/PMSP
imagem da câmera corporal policial militar de São Paulo Samuel Wesley Cosmo assassinado em SP 2
Reprodução/PMSP
0
O governo de São Paulo anunciou que vai oferecer uma recompensa de R$ 50 mil para quem der informações que ajudem a encontrar o suspeito.
O soldado Cosmo foi baleado no rosto durante uma operação em Santos, no litoral paulista, no dia 2 de fevereiro. Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), ele buscava os suspeitos de matarem outro policial, Marcelo Augusto da Silva, em 26 de janeiro.
Uma câmera corporal flagrou o momento em que o soldado da Rota foi atingido. A imagem mostra o policial andando pelas vielas de uma favela e sendo surpreendido por um criminoso, que sai de uma porta e dispara contra ele.
Veja:
O assassino fugiu logo após o tiro. Nessa quarta-feira (7/2), o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, confirmou que o pedido de prisão de “Chip” já foi enviado ao judiciário.
Derrite também anunciou a transferência da pasta de Segurança para o litoral paulista. A mudança foi decidida após a terceira morte envolvendo policiais militares nesta região do estado em menos de 15 dias.
O caso mais recente aconteceu nessa quarta, quando o cabo José Silveira dos Santos foi baleado na região do Morro de Tetéu, em Santos.
Como fazer a denúncia?
Instituto pelo decreto 46.505, de 21 de janeiro de 2022, o programa existe para estimular a população a contribuir com a polícia, compartilhando informações úteis que possam ajudar a localizar criminosos. Qualquer cidadão com detalhes sobre a identidade ou a localização de algum procurado, pode fazer a denúncia de forma anônima, ou seja, todo o processo garante a preservação da identidade do denunciante.
Para fazer a denúncia, são disponibilizados dois meios. O primeiro deles é por telefone, pelo número 181. O denunciante será atendido por um telefonista e poderá fornecer tudo o que sabe para que a denúncia seja registrada sem que a pessoa precise se identificar.
A outra forma é pela página do WebDenuncia. Após entrar no site, é só clicar em denunciar e seguir o passo a passo. Ao final, o denunciante recebe um número de protocolo para acompanhar o andamento da sua denúncia. As informações são verificadas por uma equipe e, caso seja comprovado que elas ajudaram na resolução do caso, a pessoa que as forneceu é comunicada.
Para receber a recompensa, a tela do WebDenuncia mostrará um número de cartão bancário virtual, que permitirá saques do valor em qualquer caixa eletrônico do Banco do Brasil, sem que haja a necessidade de identificação. A retirada pode ser feita de uma vez ou aos poucos, como um cartão bancário comum.
Atualmente, além do programa de recompensa por informações sobre o suspeito de assassinar o soldado Cosmo, existem outros sete programas ativos, que também estão abertos para receber denúncia. Para saber mais sobre cada um deles, basta entrar aqui.