Apesar da chuva e do tempo fechado, o carnaval de rua de Brasília começou com força total neste fim de semana. Na manhã deste sábado (12/2), brasilienses desfilaram por diversos endereços da unidade da Federação com fantasias caprichadas e ao som de fanfarra e metais.
No Setor de Autarquias Sul, a criançada se divertiu no bloco Pintinho, direcionado aos pequeninos. Com muito axé, animação e uma chuvinha no início da tarde, o bloco reuniu famílias no Estacionamento da Caixa Cultural.
No local, uma família chamou atenção de quem passava. Fantasiado como os personagem do filme “Os Incríveis”, o quinteto contou à reportagem que não abre mão do Carnaval.
“Vinte anos marcamos presença no bloco Galinho. Depois que tivemos nossos filhos, passamos a participar também do Pintinho. Desde sempre temos essa vontade de participar do Carnaval com fantasia combinando”, contou a servidora pública Camila Gonçalves, 40 anos.
No ano passado, eles tiveram a inspiração da fantasia e tocaram em frente. “O casal protagonista de os Incríveis tem três filhos, assim como eu. Não poderia ter sido mais perfeito. Hoje, apesar do tempo fechado, o ambiente está legal, seguro e as crianças estão curtindo muito”, continuou.
Foto-criançada-curte-bloco-pintinhos (3)
Foto-criançada-curte-bloco-pintinhos (1)
Foto-criançada-curte-bloco-pintinhos (2)
Foto-criançada-curte-bloco-pintinhos (4)
Foto-criançada-curte-bloco-pintinhos (5)
0
Apaixonados por carnaval, os casais Rodrigo Ruiz e Marcela Amorim e Ludmila Walter e Thiago Ruiz planejaram uma forma de curtir os bloquinhos sem deixar os filhos de fora da brincadeira. Para isso, os brasilienses montaram um “baby trio” para a criançada curtir o Vai quem Fica.
“Pensamos nisso desde o ano passado, quando minha esposa ainda estava grávida. Foram seis horas de customização e, de quebra, ainda pude trazer um cooler. A ideia está fazendo sucesso. No meio do caminho acabamos dando carona para outros bebês também”, contou Rodrigo.
Carnaval com chuva
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) verificou que, do início do mês até a manhã deste sábado (10), o Distrito Federal registrou 53,9 milímetros de chuva no Plano Piloto. Além disso, no Gama, o volume acumulado no mesmo período ficou em 195,8mm.
Os dados revelam que, em apenas 10 dias, a capital do país ultrapassou o volume previsto para todo fevereiro: 179,5mm, com base na média histórica do período.
Segundo o Inmet, os brasilienses devem se preparar para enfrentar mais chuva no Carnaval de 2024. Meteorologista do Inmet, Heráclio Alves afirmou que a previsão para este sábado (10/2) é de mais chuvas fortes em algumas partes do DF.
“O tempo continua chuvoso, e o céu, com muitas nuvens. [Há previsão de] pancadas de chuva e trovoadas isoladas até terça-feira (13/2), a qualquer hora do dia, mas com alguns momentos de tempo aberto”, detalhou o meteorologista.
Apesar do tempo, muitos brasilienses não abrem mão de participar da festividade. Confira abaixo os eventos que acontecerão neste sábado (10/2) e os seus respectivos horários de início:
- Araaxxta (16h) — Candangolândia
- Bloco Alafia (16h) — Ceilândia
- Bloco Baile da Piki (14h) — Águas Claras
- Bloco do Setor Carnavalesco Sul (11h) — Plano Piloto
- Bloco Têtêrêtê (15h) — Plano Piloto
- Brincantes (15h) — Gama
- Calango Misturado (14h) — Varjão
- CarnaFamília (16h) — São Sebastião
- CarnaRock (14h) — Ceilândia
- CarnaVitrola (16h) — Plano Piloto
- Concentra, Mas Não Sai (15h) — Plano Piloto
- Galinho de Brasília (14h) — Plano Piloto
- Mamata Difícil (20h) — Plano Piloto
- Mamãe Taguá (14h) — Taguatinga
- Mvuka (16h) — Plano Piloto
- Na Batida do Morro (13h) — Plano Piloto