O vereador Capitão Carpê (Republicanos), condenado a retirar uma postagem fake em suas redes sociais contra o prefeito de Manaus David Almeida (Avante), além de um pagamento de multa por danos morais ao gestor municipal, já teve suas contas de campanha desaprovadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM).
O Ministério Público Eleitoral (MPE), apontou a falta de documentação na entrega de relatórios referentes a doações feitas à campanha do atual vereador Capitão Carpê, no valor de R$ 26,3 mil e, ainda, recebimento de uma doação de R$ 23,7 mil antes da data inicial da entrega da prestação.
O próprio vereador por meio de sua assessoria confirmou que houve inconsistências em suas contas, principalmente no que se refere a doações de campanha.
Por esse motivo, a juíza eleitoral Naira Neila Batista de Oliveira Norte reprovou as prestações de contas de campanha do vereador Capitão Carpê, que teve de devolver o valor ao erário público.
“Por todo o exposto, em harmonia com os pareceres do Ministério Público Eleitoral e da unidade técnica, JULGO DESAPROVADAS as contas de campanha prestadas pelo candidato FRANCISCO CARPEGIANE VERAS DE ANDRADE, com fundamento na norma do art. 74, III, da Resolução TSE n. 23.607/2019.”, disse a juíza em sua decisão.