Uma vida agitada equilibrando viagens, trabalho, compromissos familiares e cuidados com o lar muitas vezes se mostra um obstáculo para manter uma rotina de treinos. São inúmeros os fatores que podem fazer com que você deixe o exercício físico em segundo plano, como a falta de motivação, cansaço e até desinteresse nas atividades escolhidas.
De acordo com o personal trainer Sidiney Fernandes, o importante é estar em movimento, mesmo que por pouco tempo.
“Alcançar o corpo desejado em um curto período de tempo depende de vários fatores, incluindo genética, intensidade dos exercícios e dieta, mas a constância desempenha um papel fundamental para a busca do tão sonhado corpo desejado”, explica.
Emagrecer, ganhar massa muscular ou apenas ter um estilo de vida mais saudável: independentemente do objetivo, Sidiney alerta sobre a importância de buscar um profissional capacitado pois para cada tipo de pessoa existe uma estratégia ideal.
“Ganhar massa muscular requer treino de musculação de três a quatro vezes por semana, aliado a um planejamento alimentar, enquanto para manter a saúde, é recomendado incorporar exercícios aeróbicos, como caminhadas, e atividades de fortalecimento muscular, como treinos de peso corporal e musculação de duas a três vezes por semana”, declara o personal.
Para a empresária Cintia Lins, por exemplo, encaixar os treinos no dia a dia é uma questão de prioridade. “Na minha minha rotina de empreendedora, utilizo algumas estratégias que me permitem equilibrar o trabalho e a atividade física de maneira eficaz como escolher atividades físicas que sejam agradáveis e variadas”, conta.
Segundo Cintia, aproveitar momentos do dia, como pausas para o almoço ou intervalos entre reuniões para realizar atividades físicas breves, como caminhadas ou alongamentos, é outra dica para não perder o foco.
Confira algumas medidas para encaixar os treinos na sua rotina:
1. Estabeleça prioridades
Reconheça a importância da atividade física para a sua saúde e bem-estar e faça dela uma prioridade em sua agenda.
2. Planeje com antecedência
Reserve um tempo específico na sua agenda para os exercícios, assim como faria com outros compromissos importantes.
3. Escolha atividades que você goste
Opte por atividades físicas que lhe interessem e tragam prazer, aumentando a probabilidade de você se manter motivado e engajado.
4. Seja flexível
Esteja aberta a ajustar seus horários e atividades físicas conforme necessário, adaptando-se às demandas variáveis da rotina agitada.
5. Aproveite os intervalos
Utilize pequenos intervalos ao longo do dia, como pausas para o café ou momentos livres entre compromissos, para realizar exercícios curtos e intensos, como uma rápida sessão de alongamento ou uma caminhada.
A empreendedora, por fim, ressalta que é importante continuar para evitar problemas maiores. “Mesmo em uma rotina agitada, encontro tempo para atividades físicas porque sei que isso influencia minha qualidade de vida a longo prazo e me ajuda a prevenir uma série de doenças crônicas”, completa Cintia.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.