A vontade de comer alimentos açucarados é extremamente recorrente e pode trazer malefícios para o funcionamento do organismo. O açúcar tem propriedades que promovem a sensação de bem-estar, mas a um preço alto: também é uma substância altamente viciante e pode afetar a saúde mental.
Em uma postagem nas redes sociais, a nutricionista Karishma Shah citou cinco consequências negativas para o cérebro de ingerir essa substância.
Cansaço, irritação e estresse
Por conta da rápida liberação de dopamina, o açúcar aumenta o humor e energia, mas esse pico de felicidade costuma ser seguido por uma queda de energia, cansaço, irritação e estresse.
Alterações de humor
O consumo constante de altas quantidades de açúcar pode causar ansiedade e depressão. Além disso, as mudanças de humor fazem as pessoas ingerirem mais açúcar para terem um alívio temporário.
Inflamação e saúde mental
O açúcar é uma substância inflamatória e está associado a maiores riscos de depressão e outros problemas de saúde mental.
Debilitar habilidades cognitivas
A ingestão regular de níveis elevados de açúcar pode prejudicar as funções cognitivas, piorar a memória, a concentração e também dificultar a tomada de decisões.
Virar um vício
O açúcar é um alimento reconfortante por acionar centros de recompensa no cérebro. Ele leva a desejos, sintomas de abstinência e afeta o humor de forma semelhante às substâncias viciantes.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram
window._taboola = window._taboola || [];
_taboola.push({
mode: “rec-reel-2n5-a”,
container: “taboola-mid-article-reco-reel”,
placement: “Mid Article Reco Reel”,
target_type: “mix”
});