Após 27 anos de filiação ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), o senador Izalci Lucas (foto em destaque) deixou a sigla e mudou para o Partido Liberal (PL), mesma legenda do ex-presidente Jair Bolsonaro. A coluna Grande Angular do Metrópoles adiantou a informação na semana passada. O senador anunciou oficialmente a troca nesta quarta-feira (20/3), pelas mídias sociais.
“É com honra e gratidão que me junto ao grande líder Jair Bolsonaro e aos patriotas do Partido Liberal para contribuir na defesa e propagação dos valores da família e da pátria”, escreveu o ex-tucano na publicação.
A cerimônia de filiação será no próximo dia 26, em evento do do Partido Liberal no Minas Hall, em Brasília, com a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro; do presidente da sigla, Waldemar Costa Neto; além de governadores, senadores e deputados federais filiados à legenda, de vários estados e do Distrito Federal.
A coluna Grande Angular antecipou que Izalci negociava os últimos detalhes com o PL, na última quinta-feira (14/3). O parlamentar entrou no PSDB em 1997, quando começou a vida política, mas também passou pelo PR, como era chamado o PL antes do nome atual.
Considerado um cacique do ex-partido, o parlamentar conseguiu eleger o filho Sérgio Izalci para a presidência do diretório regional do PSDB. Anteriormente, o cargo era ocupado pelo próprio senador.
Trajetória
Izalci nasceu em 1956, em Araujos (MG). É contador por profissão, mas se elegeu deputado distrital de 2003 a 2007; deputado federal (2008 a 2019); e senador em 2018, cargo que ocupa atualmente pelo PSDB.
Nas eleições de 2022, ele foi candidato ao Governo do Distrito Federal (GDF), mas não chegou a disputar o segundo turno.