Após quatro anos sem disputar nenhuma partida oficialmente, a seleção do País Basco retomará aos gramados. Neste sábado (23/3), a seleção basca tem um amistoso contra o Uruguai, no estádio San Mamés, do Athletic Bilbao, equipe que mais cedeu jogadores para o plantel por ser um representante histórico da região.
País Basco e Uruguai se enfrentam às 16h.
O compromisso entre as duas equipes foi firmado nesta semana. Os uruguaios tinham compromisso estabelecido no dia 26 de março contra a Costa do Marfim, e na terça-feira (19/3) foi confirmado o duelo contra os bascos.
Para a montagem do elenco o treinador Jagoba Arrasate, do Osasuna, convocou atletas do Athletic Bilbao e Real Sociedad em sua maioria. Álvaro Djaló, do Braga, Oier Zarraga, da Udinese, Martín Aguirregabiria, do Famalicão e o goleiro Roberto Torres, que atua no Irã, são os únicos atletas de fora destas equipes.
O último compromisso do País Basco foi diante da Costa Rica, em 2020, quando venceu por 2 x 1.
O País Basco
A região fica localizada entre o nordeste espanhol e sudoeste francês. Assim como a Catalunha, o País Basco possui língua, cultura e um forte movimento nacionalista que defende que a região se separe do restante da Espanha.
Da década de 1960 até um cessar fogo declarado em 2011, as ações do grupo Euskadi Ta Askatasuna, popularmente conhecido como ETA, chegou a causar mortes em nome da independência regional.