Visando 2026, o senador Izalci Lucas (DF) deixou o PSDB, sigla a qual defendeu por 27 anos, para se filiar ao PL de Jair Bolsonaro. Em evento de pompa em Brasília na noite de ontem (27/03), o senador assinou a filiação, que vinha sendo costurada há alguns meses.
O acordo para entrar na sigla se deu pelo apoio já prometido de Valdemar Costa Neto à vontade de Izalci em se tornar governador do Distrito Federal, daqui a dois anos. O presidente nacional do PL chegou a dizer que “Bolsonaro e Michelle estarão do lado” de Izalci em 2026.
Mas se depender da ex-primeira-dama, o apoio dela não estará tão assegurado assim. Isso porque Michelle deve apoiar a senadora Damares Alves (Republicanos). O apoio já estaria encaminhado.
A estratégia de Damares é ter ao seu lado uma companheira de santinho, já que a atual senadora gostaria de lançar Michelle ao Senado em 2026.
Por conta disso, o bolsonarismo deve ficar dividido em 2026. O próprio Jair Bolsonaro já disse que tenta trazer Damares para o PL, mas a troca de partido da senadora inviabilizaria a sua própria candidatura ao governo do DF.