A Receita do Distrito Federal, vinculada à Secretaria de Economia, flagrou carretas com 292 toneladas de grãos sem nota fiscal ou com documento falso, na madrugada deste domingo (7/4).
Os auditores da Receita abordaram seis veículos de carga no DF. Três deles transportavam 140 toneladas de sorgo sem nota fiscal. Outros dois tinham 82 toneladas de soja, também sem documentação necessária.
Uma carreta bitrem trafegava pelo DF com 70 toneladas de milhos. O motorista apresentou nota fiscal falsa.
O secretário de Economia do DF, Ney Ferraz, informou que o objetivo das ações de fiscalização da Receita “não é apenas apreender e multa, mas mostrar que o GDF está nas ruas atuando para que os tributos sejam arrecadados dentro da lei, sem prejudicar aqueles contribuintes que estão em dia com o Fisco”.
Segundo o coordenador de Fiscalização Tributária, Silvino Nogueira Filho, o combate à sonegação fiscal é importante para “a manutenção de um ambiente de negócio concorrencial saudável, na medida em que procura impedir a todo instante que maus contribuintes ou os que sonegam o imposto, venham a concorrer de forma desleal com aqueles que cumprem regularmente suas obrigações fiscais para com o DF”.