O gastroenterologista Will Bulsiewicz costuma desmistificar questões relacionadas à alimentação e saúde intestinal em publicações no Instagram. Em uma das postagens, o médico refutou que frutas podem atrapalhar o processo de perda de peso por terem açúcar na composição. Na avaliação dele, quem quer emagrecer deve comer essas opções de alimentos mais vezes.
“Eu realmente não entendo por que as frutas são tão controversas. As pessoas por aí afirmam que as frutas estão de alguma forma causando ganho de peso. Isso é completamente absurdo”, ponderou o médico. Segundo Bulsiewicz, estudos demonstraram que ingerir mais frutas contribui para o emagrecimento, e não o contrário.
“As pessoas consomem menos calorias no dia em que ingerem mais frutas”, destacou o gastroenterologista. Ele continuou: “Eu digo para parar de fugir das frutas e começar a correr em direção a elas”.
Como existem diferentes tipos de frutas, dá para mudar o plano alimentar constantemente, o que possibilita consumir uma variedade de nutrientes. Ele orientou alterar as refeições e os lanches diários como forma de ajudar a seguir a dieta ao longo do processo de perda de peso. Will Bulsiewicz aconselhou adicionar frutas ao iogurte ou às sobremesas.
Autor do livro Fiber Fueled (Alimentado por Fibra, em tradução livre), o gastroenterologista recomendou comer diariamente framboesas. O médico não é o único especialista em saúde a indicar a ingestão da fruta para os interessados em emagrecer. A nutricionista Novella Lui frisou que a opção dispõe de alto teor de antioxidantes e fibras.
“Se o seu objetivo é perder peso, certifique-se de comer framboesas”, instruiu a nutricionista. Outro benefício da fruta envolve retardar a digestão e evitar picos repentinos de açúcar no sangue “para obter energia mais estável ao longo do dia”. Por ser uma potente fonte de fibras, a framboesa também ajuda a saúde do intestino e, consequentemente, favorece o funcionamento do sistema imunológico.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.