Morreu, nesta sexta-feira (12/4), o estilista italiano Roberto Cavalli, fundador de grife homônima e responsável por grandes contribuições para o mundo da moda desde os anos 1970. A marca registrada de Cavalli eram as estampas, especialmente o animal print, disseminado pelo italiano na alta-costura. A informação foi confirmada pelas redes sociais da label.
“O legado de Roberto Cavalli vai continuar por meio de sua criatividade, seu amor pela natureza e sua família”, trouxe o comunicado divulgado nas redes sociais. Diretor criativo da marca desde 2020, Fausto Puglisi disse: “É a maior honra da minha carreira trabalhar sob seu legado e poder criar para a grife que você fundou com tanta visão e estilo”.
Nascido em Florença, em 1940, Cavalli estudou no Instituto de Arte da cidade e começou sua carreira desenhando estampas inovadoras, o que o levou a se estabelecer rapidamente como um dos mais importantes nomes da moda italiana. Sua habilidade em combinar estampas exuberantes, tecidos luxuosos e cortes provocativos o tornou uma figura de destaque nas passarelas da Europa desde a fundação da grife, em 1970.
Nos anos seguintes, Cavalli continuou a expandir sua marca, lançando linhas de roupas para homens e mulheres e desenvolvendo acessórios, perfumes e até mesmo uma linha de móveis e decoração para casa. Sua visão ousada e extravagante fez dele um dos designers mais influentes da indústria.
O logo de uma serpente, símbolo da marca, é hoje instantaneamente associado ao nome Roberto Cavalli e seu glamour e sofisticação. A exuberância e a grandiosidade de suas peças fazem com que a grife seja lembrada também em grandes espetáculos. No último ano, por exemplo, as cantoras Taylor Swift e Anitta usaram, nos palcos, visuais assinados pela marca italiana.
Vida pessoal de Roberto Cavalli
Além de seu impacto na indústria da moda, Cavalli também foi reconhecido por sua personalidade carismática e seu estilo de vida extravagante, o que rendeu a Roberto notabilidade dentro e fora das passarelas. Em março de 2024, o estilista teve seu sexto filho, o primeiro com a modelo Sandra Nilsson-Bergman. As causas da morte do designer não foram divulgadas.