6 alimentos ricos em vitamina E turbinam imunidade e saúde do coração

Sem categoria

Considerada um nutriente essencial — ou seja, não é produzida pelo corpo e, por isso, deve ser obtida por meio da alimentação —, a vitamina E desempenha um papel vital na saúde humana. De acordo com o relatório sobre as Diretrizes Dietéticas para Americanos 2020-2025, homens e mulheres com mais de 14 anos devem consumir 15 miligramas do ativo diariamente.

Caso pense na suplementação, a nutricionista Connie Elick sustentou que essa alternativa é indicada apenas para pacientes com deficiência de vitamina E, pois quando o ativo é ingerido em excesso pode ocasionar problemas cardíacos. Ao colaborar com o portal estadunidense Shape, a mestra em agricultura voltada à nutrição e ciência alimentar listou seis alimentos fontes do composto.

Foto colorida de folhas de couve em um tecido listrado - Metrópoles
A couve é um dos alimentos ricos em vitamina E

A vitamina E atua como antioxidante no organismo e, por isso, evita que os radicais livres causem danos oxidativos às membranas celulares. Essa ação ajuda a frear o desenvolvimento de doenças crônicas, a exemplo de problemas cardíacos. Em relação a imunidade, o nutriente oferece mecanismos de proteção para as células imunológicas, reduzindo o risco de infecções, conforme comentou a nutricionista.

Algumas condições ocasionam a inflamação no corpo. É o caso da diabetes, obesidade e infecções. Elick explicou que se os níveis de vitamina E estiverem baixos, a resposta imunológica do organismo terá dificuldade para combater tais problemas de saúde. Abaixo, confira seis alimentos para aumentar o nível do nutriente e turbinar a imunidade e a saúde do coração.

1. Amêndoas

As amêndoas não ficariam de fora da lista. Em 28 gramas da semente há 7 miligramas de vitamina E. Ao ingerir o alimento, terá consumido também proteínas vegetais e gorduras anti-inflamatórias, responsáveis por auxiliar na absorção do nutriente.

Amêndoas
Amêndoas são fontes de vitamina E e gorduras anti-inflamatórias

2. Óleo de avelã

Uma colher de sopa de óleo de avelã oferece em torno de 40% da ingestão diária de vitamina E recomendada. A nutricionista orientou adicionar o alimento em molhos para saladas.

3. Sementes de girassol

Segundo Connie Elick, “as sementes de girassol podem ser minúsculas, mas têm um efeito e tanto“. A especialista em ciência alimentar detalhou que uma porção de meia xícara chega a fornecer 25 miligramas de vitamina E. “Vale mais do que um dia”, pontuou.

A nutricionista sugeriu fazer um combo de lanche de sementes de girassol e granola. Outra dica é comer o alimento adicionando-o à salada ou ao iogurte grego.

Sementes de girassol
Sementes de girassol são ricas em nutrientes cruciais para a saúde

4. Couve

A couve é mais um alimento rico em vitamina E. Ao comer uma xícara do vegetal, conseguirá obter 0,3 miligramas do nutriente. “Não é uma tonelada, mas cada pedacinho conta”, reforçou a nutricionista. Ela receitou preparar o alimento no vapor e adicionar azeite e vinagre de vinho tinto.

5. Manteiga de amendoim

“Fonte versátil de vitamina E”, a manteiga de amendoim pode ser saboreada com rodelas de maçãs ou em biscoitos de trigo integral. Uma colher de sopa do alimento traz quase 2 miligramas do nutriente.

6. Aspargos

Uma xícara de aspargos fornece quase 2 miligramas de vitamina E para o corpo. A nutricionista receitou prepará-lo no azeite com um pouco de alho picado e flocos de pimenta vermelha. Em seguida, deverá servir com uma fonte de proteína.

Foto colorida de aspargos - Metrópoles
Aspargos é fonte de vitamina E

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.



https:metropoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *