Alimentação saudável: chef Ipe Aranha revela o que vai bombar em 2024

Sem categoria

Ipe Aranha é um dos nomes mais lembrados quando o assunto é culinária funcional. Natural do Rio Grande do Sul, o personal chef queridinho de celebridades como Sabrina Sato, Mariana Rios, Gabriela Prioli e Marina Ruy Barbosa é expert em detox corporal.

Como fã e seguidora dos conselhos que o profissional costuma compartilhar, a Coluna Claudia Meireles logo recorreu ao simpático gaúcho para saber o que esperar de 2024 no quesito alimentação saudável. Ele revelou informações mais que necessárias.

Em fevereiro de 2023, Ipe adiantou à coluna que o ingrediente do ano seria ora-pro-nóbis, uma planta brasileira muito rica em proteína vegetal. Dito e feito! Os benefícios dessa iguaria low carb e antienvelhecimento despertaram muita curiosidade, fazendo com que várias pessoas aderissem a seu consumo.

Já para 2024, o chef ressalta que não há só um, mas uma gama de alimentos importantes para a saúde que podem estar em voga ao longo do ano. “Um ingrediente não faz nada sozinho. Isso é uma manobra da indústria para manipular o grande público, que fica à espera de um milagre. Temos muitos [ingredientes] incríveis e precisamos saber como usá-los a nosso favor”, frisa.

Cúrcuma, gengibre, coco, romã, cranberries, frutas vermelhas, salsão, kale e couve, agrião, sementes em geral, ora-pro-nóbis, chlorella, spirulina, vinagre de maçã e clorofila são algumas opções mencionadas pelo expert. “A lista é infindável”, pontua Ipe Aranha, apaixonado pela riqueza dos alimentos e seus valores nutricionais.

Ipe Aranha
Ipe Aranha

Quanto aos temas que prometem movimentar a esfera da nutrição e culinária funcional nos próximos 12 meses, Ipe Aranha acredita que, na verdade, no universo da saúde e bem-estar, nada muda tão rápido, de um ano para o outro.

No entanto, ele percebe que, de cinco anos para cá, há um novo foco na alimentação. “Há 10 anos, quando comecei, a maioria de meus clientes queriam fazer o detox com o objetivo de perder peso e medidas. Mas nos últimos anos, a maioria deles tem buscado o detox como estratégia de saúde. Claro que sempre você quer reduzir medidas e eliminar peso, mas esse era o objetivo principal. Agora, está passando a ser uma consequência”, fala.

“Acredito que a grande tendência é a saúde propriamente dita! Na alimentação, temos muitas tribos: a vegana, a fit, a cetogênica… Mas, nos próximos anos, o que vai prevalecer é a saúde em si. Alcançamos o apogeu da longevidade, mas adianta viver mais sem saúde, de forma debilitada, sem ter autonomia?”, questiona o profissional.

Mulher asiática comprando mantimentos em mercado - Metrópoles
O personal chef percebeu que, de cinco anos para cá, houve uma mudança de foco no tocante à alimentação

Em particular, Ipe Aranha comenta que gosta muito da tendência low carb, dieta que consiste na redução de carboidratos na alimentação. “Esclarecendo que low carb não é zero carb. Carboidratos são bons e necessários, mas gosto da ideia de saber como e quando consumir. Consciência alimentar é a palavra de ordem!”, afirma.

Detox pós Ano-Novo e pré-Carnaval

O Carnaval está por aí, e muitos almejam “correr contra o tempo” para recuperar a saúde e o corpo para a temporada da folia — ainda mais depois dos exageros alimentares do Réveillon. Questionado sobre uma dica para desinchar, o personal chef argumenta que, de fato, não existem milagres, apesar de muitas pessoas buscarem por isso.

O especialista cita, então, o detox. Para ele, essa é uma ótima opção, pois, além de desintoxicar, desinflama, reduzindo as celulites, por exemplo, que são um processo inflamatório.

“Uso alguns chás diuréticos combinados com frutas antioxidantes e digestivas que ajudam a liberar líquidos retidos, o que pode contribuir com o shape desejado”, conta. “Aliás, muitas musas carnavalescas já começaram a fazer detox na preparação do Carnaval”, acrescenta.

A ingestão de vinagre de maçã diariamente é outra sugestão do expert. Segundo ele, esse hábito potencializa a absorção de nutrientes.

Mulher preparando suco verde saudável em cozinha - Metrópoles
Alguns chás diuréticos, combinados com frutas antioxidantes e digestivas, ajudam a liberar líquidos retidos

Embora a procura pelo corpo desejado seja, ainda, uma realidade, Ipe Aranha lembra que algumas premissas estão mudando atualmente. “Não temos mais um ‘corpo para o Carnaval’. Mas, sim, vivemos um período de aceitação de diferentes corpos”, defende o personal chef.

Ele aborda, por exemplo, o uso de Ozempic e Monjauro para emagrecimento. Porém, faz o questionamento: “Até que ponto vale você comprometer sua saúde com medicamentos que emagrecem? O ser humano quer sempre o caminho mais fácil! Em breve, teremos a geração de magros doentes/desnutridos!”.

Ipe Aranha
Ipe Aranha

Receitinhas, por Ipe Aranha

Aos leitores da coluna, o personal chef compartilhou algumas receitinhas de seus famosos suchás, uma mistura de sucos e chás. “Costumo associar chás diuréticos ou desintoxicantes com frutas antioxidantes, com forte poder anti-inflamatório, como morango, abacaxi ou maracujá”, anuncia ele.

O primeiro preparo é de suchá de hibisco com morangos e canela. De acordo com o profissional, o hibisco tem potente ação diurética que, somado à canela, proporciona ação termogênica. Já os morangos são ricos em antioxidantes.

Prepare o print:

Receita de Suchá de hibisco com morangos e canela
Suchá de hibisco com morangos e canela

A receita seguinte é de suchá de espinheira santa com cúrcuma e maracujá. O especialista destaca que essa bebida visa, especialmente, a desintoxicação. “A espinheira santa e a cúrcuma têm forte ação detox, e o maracujá é rico em antioxidantes, combatendo radicais livres e protelando o envelhecimento celular”, propõe.

Veja:

Receita de Suchá de espinheira santa com cúrcuma e maracujá
Suchá de espinheira santa com cúrcuma e maracujá

Outro preparo ensinado pelo chef é o suchá de cavalinha com abacaxi, cúrcuma, gengibre e casca de abacaxi. Ipe explica que essa receita, na verdade, é de sua avó. “Ela preparava suco de casca de abacaxi para tomarmos no verão. Era uma delícia”, fala.

Conforme o expert elucida, além de saborizar, a casca tem poder diurético. Associada à cavalinha, à canela e o gengibre, a mistura se torna um potente chá diurético e termogênico.

Aprenda:

Receita de suchá de cavalinha com abacaxi, cúrcuma, gengibre e casca de abacaxi
Suchá de cavalinha com abacaxi, cúrcuma, gengibre e casca de abacaxi

Por fim, Ipe garante que, em menos de uma semana, será possível sentir o poder dessa misturinha de vinagre de maçã com tangerina. “O vinagre de maçã orgânico ajuda na limpeza das paredes intestinais, potencializando a absorção dos nutrientes. Mas atenção: não beba o vinagre diretamente, pois ele tem uma ação corrosiva muito forte e poderá afetar a saúde dos dentes”, comenta.

Confira:

Receita de misturinha de vinagre de maçã com tangerina
Misturinha de vinagre de maçã com tangerina

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.



https:metropoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *