Alimento poderoso favorece o cérebro e o coração; veja benefícios

Sem categoria

Embora possam ser consumidos sozinho, há quem prefira adicionar um típico alimento brasileiro no iogurte, sorvete, açaí e até na salada. Caso o seu palpite seja a castanha-de-caju, acertou. A oleaginosa soma inúmeros benefícios capazes de melhorar a saúde do cérebro e do coração, segundo a nutricionista Kristy Del Coro.

Com formação em nutrição clínica pela Universidade de Nova York, Kristy elaborou um artigo para o portal de saúde Real Simple. No conteúdo, a especialista frisou que as castanhas-de-caju “contêm uma longa lista de nutrientes benéficos, por isso faz sentido incorporá-las ao plano alimentar”.

A nutricionista alertou quanto à aquisição do alimento. Ela orientou apostar em castanha-de-caju crua “sempre que possível”. “As opções salgadas e torradas são um lanche saboroso, mas podem ser ricos em sódio, açúcar e gorduras adicionais”, listou. Kristy destacou que o alimento se enquadra no rol dos proteicos.

Foto colorida de mulher com doma azul e colocando alimentos picados em cima de uma tábua - Metrópoles
A nutricionista Kristy Del Coro

Abaixo, confira os bônus de comer o alimento poderoso!

1. Rico em proteínas

De acordo com a expert, a proteína é um macronutriente essencial e, por isso, deve-se ingeri-la “em abundância” todos os dias de diferentes fontes alimentares. “É o alicerce da vida, contribuindo para músculos saudáveis e apoiando funções corporais como a reparação celular”, elencou. As castanhas-de-caju são fontes da substância.

Kristy explicou que um adulto saudável precisa consumir 0,8 gramas de proteína por quilograma de peso corporal. Dessa forma, a especialista detalhou que comer castanha-de-caju ou adicioná-la às refeições “torna mais fácil atender às necessidades” da quantidade diária da substância. No caso, 18 sementes dispõem de cinco gramas do macronutriente.

Foto colorida de mão pegando castanha-de-caju dentro de uma tigela de vidro. O fundo da fotografia é cor-de-rosa - Metrópoles
A nutricionista recomendou comprar castanha-de-caju crua

2. Gorduras saudáveis

As gorduras saudáveis se referem às monoinsaturadas e poli-insaturadas, que tendem a ajudar a reduzir o colesterol e a manter a saúde das células, conforme mencionou a expert.

“Uma porção de castanha-de-caju oferece 6,75 gramas de gordura monoinsaturada e 2,22 gramas de gordura poli-insaturada. Os ácidos graxos ômega 3 e ômega 6 são gorduras poli-insaturadas, o que torna essa oleaginosa uma ótima fonte”, argumentou Kristy Del Coro.

Caso pense em comer grandes quantidades do alimento devido aos benefícios, a nutricionista deixou um aviso: “Devem ser apreciados com moderação. Uma pequena quantidade ajuda bastante”. A castanha-de-caju também traz na composição um teor de gordura saturada, classificada como ruim.

Foto colorida de castanhas-de-caju em superfície branca e em cima de uma colher de pau - Metrópoles
A castanha-de-caju oferece benefícios para a saúde

3. Saúde do coração

A expert assegura que as gorduras positivas presentes na oleaginosa favorecem também a saúde do coração: “Quando usada para substituir alimentos ricos em açúcares e amidos com baixo teor de fibras, foi demonstrado que o caju reduz o colesterol ‘ruim’ , que é o tipo que pode levar a doenças cardíacas”.

Em um relatório, a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) enfatizou que as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo. Estima-se que 17,9 milhões de pessoas faleceram devido a essas enfermidades em 2016, número que representou 31% de todos os óbitos em nível global.

4. Saúde do cérebro e a mental

“Comer alimentos ricos em ômega 3 é uma jogada inteligente para a saúde do cérebro. Esses ácidos graxos têm sido positivamente associados à circulação, estrutura e função saudáveis do órgão”, atestou Kristy Del Coro.

Foto de maquete de cérebro em um prato. Ao redor, há um garfo e uma faca - Metrópoles
O alimento auxilia a saúde do cérebro

A nutricionista enfatizou que a castanha-de-caju, por ser rica em ômega 3, ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo para o cérebro, “apoia a densidade da matéria branca e cinzenta”, reduz o aparecimento de doenças neurodegenerativas, aumenta a função cognitiva e diminui a inflamação.

Outro bônus decorrente da ingestão da oleaginosa é o triptofano. A expert esclareceu que esse aminoácido atua para criar e aumentar os níveis do neurotransmissor serotonina, também conhecido como hormônio da felicidade. “Estabiliza o humor, regula o sono e auxilia na digestão”, salientou.

Foto de mulher pegando em um pote com nozes e segurando o encante do desenho de um cérebro - Metrópoles
A especialista aconselhou comer castanha-de-caju em doses moderadas

5. Dieta saudável para o intestino

Segundo Kristy, outro benefício de consumir o alimento está em auxiliar a saúde do intestino por oferecer quantidades modestas de fibras e compostos vegetais anti-inflamatórios. A castanha-de-caju traz na composição prebióticos. Esses componentes contribuem com a melhoria da função imunológica, além de reduzir a inflamação.

6. Saciedade

A expert garantiu que a castanha-de-caju oferece a sensação de saciedade por conta do “poder nutricional”. No caso, o alimento é rico em proteínas, fibras e gorduras saudáveis. Esses compostos tendem a estabilizar os níveis de açúcar no sangue e, consequentemente, o controle do peso.

Foto colorida de três castanhas-de-caju em superfície branca - Metrópoles
Ingerir a oleaginosa favorece a sensação de saciedade

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

window._taboola = window._taboola || [];
_taboola.push({
mode: “rec-reel-2n5-a”,
container: “taboola-mid-article-reco-reel”,
placement: “Mid Article Reco Reel”,
target_type: “mix”
});



https:metropoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *