Integrantes do Operador Nacional do Sistema Elétrica (ONS) afirmam que, pelas informações preliminares, o apagão teria começado na Subestação Xingu, que fica próxima a Belo Monte (PA).
Essa subestação recebe energia da usina de Belo Monte, faz o tratamento técnico da energia, e distribui a eletricidade para o restante do Brasil.
Com isso, foram desligados duas grandes linhas de transmissão de Belo Monte, ocasionando uma falha em cascata. Como o sistema elétrico é inteiramente interligado, uma falha grande no Norte causa um efeito generalizado.
O último grande apagão do Brasil, em 2018, também foi causado por uma falha nessa linha de transmissão, administrada pela Belo Monte Transmissora de Energia. A empresa ainda não se manifestou.
Quase em todo o país
Estados do Sudeste Sul, Centro-Oeste, Norte e Nordeste sofrem um apagão na manhã desta terça-feira (15). Moradores de mais de 20 estados — como Piauí, Bahia, Rio Grande do Norte, Acre, Pará, Amapá, Tocantins, Amazonas, Maranhão, Pernambuco, Alagoas, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará, Paraíba, Goiás, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul — e também do Distrito Federal relataram problemas com o fornecimento de energia elétrica a partir das 8h20.
Lula foi informado do apagão pelo ministro Alexandre Silveira
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi informado pelo próprio ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, sobre o apagão no país. Ambos estavam no Paraguai, para a posse do presidente Santiago Peña, quando o problema teve início.
Silveira já está voltando ao Brasil para monitorar a crise de perto.
Alckmin diz que problema será totalmente resolvido ‘em poucas horas’
Segundo o presidente em exercício, Geraldo Alckmin, as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste já estão com a energia restabelecida. No Nordeste, 80% do fornecimento voltou ao normal, e no Norte, 40%. A solução completa ainda levará algumas horas.
– Tivemos uma perda de carga de 16 mil MW, mas já está sendo recuperado. Deverá, em poucas horas, se tudo correr bem, estar tudo normalizado. Aí vamos investigar a causa, mas a ação foi rápida, do MME, e a recomposição está sendo rápida.
Alckmin disse que conversou com o secretário-executivo do MME. Questionado se houve diálogo com o presidente Lula, disse que o “MME já estava atuando” e que ficou sabendo do ocorrido próximo das 8h30. Sua agenda seguiu normalmente. Pela manhã, participou de evento na CNI e na sequência teve reunião com a embaixadora da Austrália.
Todas as capitais do Nordeste estão com fornecimento de energia normalizado, diz governo
O Ministério de Minas e Energia (MME) informou que já houve retomada das cargas afetadas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Todas as capitais do Nordeste também tiveram o suprimento de energia normalizado, de acordo com a pasta.
Até às 12h30, estão recompostos 41% da carga da região Norte e 85% da região Nordeste.
No momento, as equipes atuam para restabelecer as cargas ainda afetadas nas regiões Norte e em outras localidades do Nordeste.