Goiânia – O município de Aparecida (GO), na região metropolitana da capital goiana, dá início a vacinação contra dengue em crianças de 10 e 11 anos, a partir da quinta-feira (15/2). A cidade recebeu as primeiras 14.492 doses da Qdenga na última sexta-feira (9/2).
A vacina estará disponível em todos os 38 postos de vacinação da cidade. Para receber o imunizante, as crianças de 10 e 11 anos deverão apresentar documentos pessoais e o cartão de vacinação, além de estarem acompanhadas de um responsável maior de idade.
A fim de facilitar o acesso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também levará o imunizante para as escolas da cidade.
Como funciona a vacinação
A vacina contra a dengue é aplicada em um esquema de duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações. Tanto quem já teve dengue, quanto quem nunca foi infectado pode receber o imunizante.
O secretário de Saúde de Aparecida, Alessandro Magalhães, explica que conforme novas doses da vacina cheguem na cidade, a imunização será ampliada para todas as crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.
“O público-alvo da vacinação foi definido pelo Ministério da Saúde considerando os grupos que apresentam maior número de casos, complicações e óbitos pela doença. Assim, começamos com as crianças de 10 e 11 anos, mas iremos ampliar até os 14 anos”, enfatiza o secretário.
A superintendente de Vigilância em Saúde de Aparecida, Daniela Ribeiro, destaca que a Qdenga foi incluída no Programa Nacional de Imunizações, do Sistema Único de Saúde, neste ano e que todas as decisões sobre a vacinação vêm desse programa.
“Aparecida está seguindo todas as orientações do Ministério da Saúde e vai trabalhar para proteger o maior número de pessoas”, diz.
Estratégia eficaz
A coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro, lembra que a vacinação escolar é uma estratégia que funciona muito bem na cidade.
“Sempre alcançamos bons resultados quando levamos a imunização para as escolas. Lá estão as crianças e essa facilidade ajuda muito os pais, que na correria do dia a dia têm dificuldades para se deslocarem até uma unidade de saúde”, comenta.
Ela reforça que a vacina é segura e necessária: “Toda a população tem acompanhado nos jornais o aumento de casos da dengue e mais do que nunca precisamos proteger nossas crianças. A dengue é uma doença grave e que mata”.
Renata destaca ainda que a vacina vem para evitar complicações pela doença nessa faixa etária, “mas não dispensa as medidas de controle contra o mosquito transmissor da doença, que devem continuar sendo realizadas pela população”.
Postos em Aparecida (GO)
A vacinação nas UBSs funciona de segunda a sexta das 7h30 às 16h30. Na Central de Imunização funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h, e, aos sábados, das 8h às 13h. Já a sala de vacinação da Maternidade Marlene Teixeira fica aberta de segunda a sexta das 8h às 18h.
Os postos de imunização não funcionam em feriados e pontos facultativos.
Confira os locais:
- UBS Andrade Reis
- UBS Colina Azul
- UBS Riviera
- UBS Jardim Florença
- UBS Independência Mansões
- UBS Tiradentes
- UBS Pontal Sul 2
- UBS Papilon Park
- UBS Mansões Paraíso
- UBS Bairro Ilda
- UBS Cruzeiro do Sul
- UBS Bairro Cardoso
- UBS Delfiore
- UBS Madre Germano
- UBS Jardim dos Ipês
- UBS Bandeirantes
- UBS Caraíbas
- UBS Garavelo Park
- UBS Buriti Sereno
- UBS Campos Elíseos
- UBS Bairro Independência
- UBS Anhambi
- UBS Rosa dos Ventos
- UBS Jardim Paraíso
- UBS Jardim Olímpico
- UBS Santa Luzia
- UBS Jardim Bela Vista
- UBS Jardim dos Buritis
- UBS Nova Olinda
- UBS Retiro do Bosque
- UBS Chácara São Pedro
- UBS Expansul
- UBS Santo André
- UBS Cândido de Queiroz
- UBS Alto Paraíso
- UBS Boa Esperança
- Central de Imunização
- Maternidade Marlene Teixeira