Aprenda como fazer receita proteica de ora-pro-nóbis com costelinha

Sem categoria

Além de nutritiva, a ora-pro-nóbis (OPN) é extremamente versátil na cozinha, pois pode ser usada em diferentes receitas. A planta é rica em vários nutrientes, mas principalmente a proteína: são 22 g do macronutriente para cada 100 g de planta.

Para aproveitar ainda mais os benefícios da ora-pro-nóbis, uma solução interessante é usá-la em receitas de carnes. “É uma forma de chegar ao consumo indicado de proteínas no dia. Além disso, ela é uma aliada para o controle glicêmico devido à sua alta concentração de fibras, o que auxilia muito na dieta de pessoas com diabetes”, afirma a nutricionista Rayanne Marques, da Clínica Aesthesis, de Brasília.


0

Costelinha com ora-pro-nóbis

Uma das receitas mais tradicionais com a planta é usá-la como acompanhamento da costelinha. O prato é uma criação da cozinheira Dona Maria do Pompéu, e já foi premiada no Festival do Ora-Pro-Nóbis de Sabará. A aproximadamente 20 quilômetro de Belo Horizonte (MG), a cidade tem uma festa anual dedicada à planta e seu o papel na culinária local. O evento foi criado em 1997 e é realizado no mês de maio.

Ingredientes:

  • 1 kg de costelinha de porco picada;
  • 2 litros de água;
  • Gordura ou óleo;
  • 1 colher de sobremesa de corante;
  • 1 colher se sopa de sal com alho;
  • 2 cubos de caldo de carne;
  • Ora-pro-nóbis lavada e picada (quantidade a gosto).

Modo de preparo

Tempere a costelinha com alho e sal e frite-a até dourar. Em uma panela, coloque duas colheres de sopa de gordura ou óleo, adicione o corante e a água. Deixe ferver e acrescente a costelinha frita. Em seguida, espere cozinhar até que a carne fique macia.

Coloque o caldo de carne e acrescente a ora-pro-nóbis. Depois, deixe ferver por dois minutos e desligue. Sirva quente, acompanhado de arroz branco e angu.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



https:metropoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *