A nova Unidade Móvel de Atendimento Itinerante da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) ampliará atendimento ofertado à população em situação de vulnerabilidade. Conhecida como Carreta da Defensoria, a nova unidade móvel percorrerá diversas regiões administrativas do para garantir os direitos fundamentais dos cidadãos.
Em fevereiro deste ano, o equipamento realizou atendimentos diários nas ações de combate à dengue em parceria com o Governo do Distrito Federal (GDF), além de servir como posto de hidratação climatizado para a população. As iniciativas tiveram como intuito promover a conscientização sobre formas de combater a proliferação e eliminar criadouros do mosquito.
A Unidade Móvel de Atendimento Itinerante da DPDF ficara à disposição da Secretaria de Saúde enquanto durar a epidemia da doença.
O maior equipamento itinerante de atendimento jurídico tem como intuito descentralizar o atendimento dos Núcleos de Assistência Jurídica (NAJs) da Defensoria Pública do DF, aproximando a instituição das comunidades hipossuficientes. A primeira unidade foi entregue em 2021 e, atualmente, a instituição também realiza atendimentos por meio de vans adaptadas.
A expectativa é que a terceira Unidade Móvel de Atendimento Itinerante da DPDF seja entregue ainda no primeiro semestre deste ano para prestar atendimentos, exclusivamente, às escolas públicas do DF.
Modernização
Segundo a DPDF, a nova Unidade Móvel de Atendimento Itinerante é a mais moderna da instituição e dispõe de rampa de acessibilidade e espaço adaptado com banheiro para atender pessoas com deficiência.
Com dois andares e sala de avanço automatizada, a carreta conta com recepção, copa com filtros de água potável, frigobar, micro-ondas e cafeteira, banheiro, mobiliários, equipamentos para atendimento ao público, ambiente climatizado com ar-condicionado, tecnologia de descontaminação ativa do ar contra microrganismos para promover a segurança microbiológica contra bactérias e vírus, inclusive Covid-19.
A unidade conta com infraestrutura de transmissão de dados, tráfego de rede Gigabit, monitoramento de segurança, instalação mobile e serviço de internet móvel de ponta para agilizar os atendimentos.
Para o Defensor Público-Geral, Celestino Chupel, a modernização da Unidade Móvel de Atendimento Itinerante trará impactos positivos significativos para a eficácia, a eficiência e o alcance dos serviços oferecidos pela instituição, contribuindo para uma prestação de serviços mais inclusiva.
“A nova carreta da Defensoria foi equipada com recursos avançados para tornar os serviços mais acessíveis a todos. O objetivo é simplificar o processo de busca por assistência jurídica, reduzindo a burocracia e tornando mais fácil para as pessoas terem acesso a informações e orientações legais, demonstrando o compromisso com a comunidade e fortalecendo a confiança nas instituições de justiça”, explicou.