Um áudio atribuído à presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimento de Serviço de Saúde do Estado do Amazonas (Sindprivi), Graciete Mouzinho, está convocando enfermeiros que fizeram trabalho intermitente, tiraram só um plantão, e até quem não tem o nada consta do Conselho Regional de Enfermagem (Coren) a se inscreverem no processo de contratação para a Secretaria de Saúde do Estado (SES), sem concurso e com salários abaixo do piso nacional da categoria.
Escute o áudio.
A contratação foi autorizada pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) a pedido do governo do Estado, que formalizou um Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) para contratação direta de enfermeiros, sem concurso e com salários abaixo do Piso Nacional da Enfermagem, de R$ 4.750,00.
Na convocação, feita em um grupo de WathsApp de enfermeiros, a qual o 18horas teve acesso, ela diz: “Mandem a carteira do Coren se não tem o nada consta, se não tem o parcelamento. Mas vão se inscrever, não percam a oportunidade”.
E, ainda: “Aqueles que eram avulso, que faziam só a inscrição no livro, que não participava de escala – porque avulso não colocava na escala… peguem a foto do livro, enviem a foto do livro de novembro de 2022.Bora lá meu povo, chegou a hora de vocês, não pode deixar passar essa oportunidade… quem tem especialidade em UTI, as outras especialidades, vão lá gente”.
Graciete orienta os participantes do grupo: “Gente, é o seguinte: só falta hoje e amanhã. Se vocês não se inscreverem, quem falta se inscrever… porque mandaram uma mensagem pra mim de lá da SES. Se vocês não se inscreverem vão entrar outras pessoas no lugar. Vocês sabem disso, né? Se não suprir as necessidades, entram outras pessoas para suprir essas necessidades daqueles que não se inscreveram”.
Em tom de apelo, ela pede “, por gentileza”, que os membros do grupo avisem os colegas que ainda não se inscreveram para que se inscrevam. “Por favor, se inscrevam, tá. Por gentileza, façam a inscrição de vocês. Vocês só têm hoje e amanhã. Não vai abrir mais para inscrição. Não deixem que outras pessoas entrem no lugar de vocês”.
No apelo, ela diz aos enfermeiros que se não tiverem o nada consta, levem a carteirinha do Coren: “Não deixem que isso atrapalhe a contratação de vocês. Mandem todo o documento. Não tem o nada consta, envie só a carteira. Pronto, bate a foto, envia. Depois a gente ver o nada consta, mas faz a inscrição, gente. Não deixe nada atrapalhar. Façam isso, tá bom?!”,
E continua: “Chegou a hora de vocês saírem dessa situação que vocês se encontram. Se inscrevam por favor. Mandem a carteira do Coren se não tem o nada consta, se não tem o parcelamento. Mas vão se inscrever, não percam a oportunidade. Mande pro grupo de vocês lá da Queiroz, da Manaós. Quem não se inscreveu que se inscreva agora”.
Ela ainda diz para os que trabalharam e saíram em novembro de 2022, que também se inscrevam. “Bora lá, avisem os amigos que saírem nessa época, que foram intermitentes, quem tirou só um plantão, quem tava um dia só na escala de novembro”.
No áudio, ela incentiva “aqueles que eram avulso, que faziam só a inscrição no livro, que não participavam de escala – porque avulso não colocava na escala” a pegarem a foto do livro de novembro de 2022, e enviarem para a inscrição.