Na próxima sexta-feira, 15/3, — data em que se celebra o Dia do Consumidor —, as instituições financeiras darão início ao Mutirão de Negociação e Orientação Financeira 2024. A iniciativa vai permitir aos clientes negociar dívidas de cartão de crédito, cheque especial, empréstimo consignado e demais modalidades de crédito em atraso, que não tenham bens dados em garantia e não estejam prescritas.
A negociação poderá ser feita diretamente com o banco credor, nos canais oficiais de cada instituição, ou pelo portal consumidor.gov.br, desde que o consumidor tenha conta na ferramenta Gov.br, nível prata ou ouro.
Outra opção para participar do mutirão será o Sistema Nacional de Atendimento ao Consumidor – Proconsumidor, que reúne solicitações e queixas registradas junto aos Procons e às Defensorias Públicas. Essas entidades vão intermediar as negociações com os bancos.
Um mês para negociar
A campanha — que vai se estender até 15 de abril — é promovida pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) em parceria com o Banco Central do Brasil; a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), ligada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública; e os Procons de todo o país.
“A renegociação de dívidas inclui redução de taxas, extensão dos prazos para pagamento, alteração nas condições de pagamento, migração para outras modalidades de crédito mais baratas, de acordo com a política de cada instituição participante. O consumidor também terá acesso a conteúdo sobre educação financeira, que irá ajudá-lo a ter uma relação mais saudável com suas finanças”, afirma Amaury Oliva, diretor executivo de Cidadania Financeira da Febraban.
Orientação financeira
De acordo com a Febraban, na página do mutirão, o consumidor vai encontrar vídeos com o passo a passo de como negociar as dívidas e uma lista das instituições participantes do mutirão nacional.
Terá ainda um conteúdo exclusivo sobre orientação financeira e acesso a outros canais, como o Registrato — sistema do Banco Central que apresenta o Relatório de Empréstimos e Financiamentos (SCR). Neste canal, é possível verificar a lista de dívidas que o consumidor tem com instituições financeiras cadastradas.
As informações completas sobre o Mutirão de Negociação e Orientação Financeira 2024 podem ser conferidas na página Meu Bolso em Dia Febraban.
Canais de negociação dos bancos
BANCO DO BRASIL
Telefone: 4004-0001 / 0800-729-0001 / WhatsApp: (61) 4004-0001 #renegocie
Telefone: 0800-644-3030 | WhatsApp: (11) 97958-3125 ou clique aqui para entrar
BANCO CARREFOUR
Negocie o Cartão Carrefour
Negocie o Cartão Atacadão
BANCO BMG
Telefone: 0800-286-3636 | WhatsApp: 4002-7007
BANCO DAYCOVAL
Cartão Consignado / Empréstimo Consignado / Crédito em conta (crédito pessoal): clique para negociar ou entre em contato pelo telefone 0300-111-0500
Veículos | Financiamento de Veículos: clique para negociar
BANCO FIBRA
E-mail: operacoes.varejo@bancofibra.com.br
BANCO INTER
Telefone: 3003-4070 (capitais e regiões metropolitanas) / 0800-940-0007 (demais localidades)
BANCO DO NORDESTE
Telefone: 0800-728 3030
Central de atendimento dos cartões de crédito: 3003-0145 (capitais e região metropolitana) / 0800-724-0145 (demais localidades)
BANCO SEMEAR
Central de Relacionamento 24h: 0800-702-6700
WhatsApp: (31) 4000-1570
Site: www.bancosemear.com.br
BANCO BV
Telefones: 3003-1616 | 0800-701-8600
BANPARÁ
Telefone: (91) 3004-4444
Site: https://www.banpara.b.br/fale-conosco/
BANRISUL
WhatsApp: (51) 3215-1800
E-mail: recuperacao@banrisul.com.br
BRADESCO
Cliente correntista / WhatsApp: (11) 4858-5151
Cartões de Crédito Bradesco C&A e Parceiros / WhatsApp: (11) 4858-5151
Cartões de Crédito Bradesco Casas Bahia e Parceiros | WhatsApp: (11) 4858-5151
Produtos Losango ou pelo WhatsApp
Bradesco Financiamentos de Veículos
CAIXA ECONÔNICA FEDERAL
Site da Caixa (créditos comerciais pessoas e empresas)
App Habitação Caixa (prestações habitacionais em atraso)
App Cartões Caixa (cartão de crédito)
App Caixa Tem (regularize suas dívidas)
CETELEM
WhatsApp oficial: 0800-704-1166
Telefone: (11) 4004 7990
C6BANK
Telefone: (11) 3003 6116 | 0800-660-6116
WhatsApp: (11) 2832-6088
E-mail : cobranca@c6bank.com ou acesse o aplicativo C6bank
DIGIMAIS
Capitais e regiões metropolitanas: (11) 4020-3300
Outras localidades: 0800-646-7676
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h
INBURSA
Telefones: (11) 3030-4444 ou 0800-641-4444
E-mail: atendimento-cobranca@inbursa.com
pagoufacil.com/whats / pagoufacil.com/site
ITAÚ
Correntistas: buscar a seção de renegociação no aplicativo ou internet banking do Itaú
WhatsApp: 4004-1144 (negociação de dívidas e dicas de Saúde Financeira)
Telefone: 4004-1144 (capitais e regiões metropolitanas) / 0800-722-5533 (demais locais) / 0800 -722-1144 (demais locais)
NBCBANK
Telefone: 0800-022-1401
WhatsApp: (51) 9878-7949
E-mail: recuperacaocredito@nbcbank.com.br
PARANÁ BANCO
Telefone: 0800-645-6090 – opção 05
E-mail: cobranca_pb@paranabanco.com.br
SANTANDER
Pessoa Física: Lique para (11) 4004-3535 (capitais e regiões metropolitanas) / 0800-702-3535 (demais localidades).
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 21h / sábados, das 9h às 16h
Santander Financiamentos: Ligue para (11) 4004-9090 (capitais e regiões metropolitanas) / 0800-722-9090 (demais localidades)
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 21h / sábados, das 9h às 16h
WhatsApp: (11) 4004-9090
SENFF
Portal de negociação
Telefone: (41) 3313-1847
E-mail: negociacao@senff.com.br
SICREDI
Canal de negociação: WhatsApp (51) 3358-4770
TRIBANCO
Adicione o número e chame a Tati ou ligue para (11) 3003-3099 (capitais e regiões metropolitanas) / 0800-722-3099 (demais localidades)