O ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) usou o Instagram para criticar a ausência de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Rio de Janeiro, após as fortes chuvas que provocaram mortes e estragos neste fim de semana.
Em um storie, que fica no ar por 24 horas, Bolsonaro escreveu: “Por onde anda o Lula, braço do Eduardo Paes, para ajudar o Rio de Janeiro nestas enchentes causadas pelas chuvas das últimas horas?”.
As tempestados que atingiram o Rio provocaram ao menos 12 mortes, estragos, destruição e caos no transporte público. Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, tomou uma série de medidas para liberar vias e religar a energia de hospitais. O governador Cláudio Castro voltou de férias na Disney para atuar junto aos secretários de Estado que visitaram as regiões atingidas.
Lula deu a Waldez Góes, ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, a responsabilidade de atuar junto às autoridades do Rio para garantir o apoio do governo federal à população atingida. Ligou ainda para Eduardo Paes e outros prefeitos.
No entanto, Bolsonaro não poupou críticas a Lula e ainda ironizou: “Ah, ele está viajando pelo mundo com o seu par, assim como ocorrido no Rio Grande do Sul”.
Veja post:
No caso do Rio Grande do Sul, quando um ciclone atingiu o Estado, em setembro de 2023, Lula estava na Índia para encontro do G20, e o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), foi ao local acompanhado de ministros.
No caso das enchentes no Rio de Janeiro, Lula estava em São Paulo quando as tempestades caíram no estado e passou por consulta médica. Nesta segunda-feira (15/1), o presidente da República participou de reunião com o presidente do Paraguai, Santiago Peña.