O Campeonato Brasileiro começa neste final de semana, com bola rolando a partir deste sábado (13/4), para a primeira rodada do certame nacional. E para preparar os torcedores e fãs de futebol num geral, o Metrópoles preparou um guia com sobre a competição.
Saiba tudo sobre o torneio, que tem o Palmeiras defendendo o bicampeonato consecutivo com fortes candidatos a destronar o time de Abel Ferreira, caras novas, e até um novo nome.
Confira os jogos da primeira rodada do Brasileirão 2024:
Sábado (13/4)
18h30
Internacional x Bahia
Criciúma x Juventude
21h
São Paulo x Fortaleza
Fluminense x Bragantino
Domingo (14/4)
16h
Vasco x Grêmio
Corinthians x Atlético-MG
Athletico-PR x Cuiabá
Atlético-GO x Flamengo
17h
Cruzeiro x Botafogo
18h30
Vitória x Palmeiras
Favoritaços
Vivendo grande fase, os três últimos campeões do Brasileirão, Atlético-MG, Flamengo e Palmeiras, devem ser novamente os principais postulantes ao título.
Atual bicampeão, o Palmeiras perderá a estrela Endrick em julho, mas tem o surgimento de novas joias, como Estevão, Flaco López e Luís Guilherme. O Flamengo chega com a ótima fase de Tite e um elenco recheado de ótimos jogadores, que sofreu apenas um gol em 2024. O Galo, que conta com uma excelente equipe, vive ótimo momento com o novo treinador Gabriel Milito.
O Fluminense, atual campeão da Libertadores, e o São Paulo, surgem como fortes candidatos a atrapalhar a vida dos últimos campeões da competição.
O Flu perdeu peças importantes como o zagueiro Nino, mas trouxe jogadores experientes como Renato Augusto e Douglas Costa e, sob o comando de Fernando Diniz, também pinta entre os favoritos à taça.
Já o Tricolor vem de títulos da Copa do Brasil e da Supercopa Rei e demonstrou que tem potencial para almejar o troféu do Brasileirão.
Caras novas
A competição deste ano contará com quatro novos participantes. Atlético-GO, Criciúma, Juventude e Vitória integram a elite em 2024. E os quatro times retornam à prateleira de cima do futebol brasileiro após títulos e boas campanhas nos estaduais.
Em Goiânia, o Dragão foi campeão em cima do Vila Nova. Já o Tigre levantou a taça em Santa Catarina batendo o Brusque. O Vitória conquistou o Campeonato Baiano diante do arquirrival Bahia. E o Juventude chegou à final do Campeonato Gaúcho, caindo para o Grêmio.
Novidades
Uma das principais mudanças é na quantidade de jogadores estrangeiros que cada clube poderá inscrever inscrever. Antes, eram sete. Agora esse número passa para nove jogadores nascidos fora do Brasil.
Outra novidade é a paralisação do campeonato em Datas Fifa, o que ocorrerá pela segunda vez na história do certame. E agora, além da interrupção das rodadas durante as partidas da Seleção Brasileira, os times que tiverem jogadores convocados terão um intervalo mínimo de 48 horas entre o fim do período e suas partidas.
Essa era uma forte demanda dos clubes, que perdem alguns de seus principais representantes do elenco para a Amarelinha.
A CBF também alterou as regras para uma das ferramentas mais polêmicas do futebol, o VAR. Para a edição de 2014 do Campeonato Brasileiro, o árbitro terá de anunciar para o público presente no estádio as decisões tomadas com a ajuda do árbitro de vídeo.
O anúncio deverá ser feito através do microfone que os juízes já utilizam. A novidade foi testada recentemente na final da Supercopa Feminina 2024. A implementação da medida no Brasileirão recebeu aprovação da Fifa.
Troféu Roberto Dinamite
A CBF batizou o troféu dado ao artilheiro do Brasileiro de Troféu Roberto Dinamite, ídolo vascaíno. Uma homenagem ao maior artilheiro da história do Campeonato Brasileiro. O jogador nascido em Duque de Caxias marcou 190 gols no campeonato
Além do troféu, o artilheiro da temporada receberá um valor financeiro.
Novo naming rights
E a competição também terá um novo nome nesta temporada. A CBF anunciou nessa sexta-feira (12/4), os naming rights da edição de 2024.
Em cerimônia realizada na sede da entidade, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, a confederação declarou a casa de apostas Betano como nova patrocinadora oficial da competição.