A lista com o nome dos estrangeiros autorizados para deixar a Faixa de Gaza foi divulgada no fim da noite desta quinta-feira (9/11), horário de Brasília. Pelo documento, 33 brasileiros e familiares poderão deixar a área de conflito nesta sexta-feira (10/11) por meio da cidade de Rafah, no Egito.
Inicialmente, o grupo era composto por 34 pessoas, mas a avó de Shahed al-Banna, jovem de 18 anos, não recebeu a autorização para deixar a Faixa de Gaza.
Estão liberados a deixar Gaza 22 brasileiros, nove palestinos e duas pessoas de outros países. O grupo será repatriado por intermédio da Força Aérea Brasileira (FAB), que tem um avião, cedido pela Presidência da República, parado no Cairo, na capital do Egito, à espera do grupo.
Confira a nacionalidade dos estrangeiros autorizados a deixar Gaza nesta sexta-feira:
Estados Unidos: 14
Canadá: 266
Romênia: 107
Indonésia: 6
Polônia: 26
Brasil: 33
Rússia: 85
Índia: 7
Albânia: 14
China: 10
Dinamarca: 4
Alemanha: 6
Holanda: 2
Nova Zelândia: 12
Malásia: 2
Pessoas em volta de destruição na Faixa de Gaza
Fumaça após bombardeio na Faixa de Gaza
Gaza
Travessia da Faixa de Gaza para o Egito por Rafah
Palestinos inspecionam casa destruída após um ataque aéreo israelense em Rafah, ao sul da Faixa de Gaza
Equipes de defesa civil e civis carregam vítimas após ataques israelenses na Faixa de Gaza – Metrópoles
Ali Jadallah/Anadolu via Getty Images
Israel Equipes de defesa civil e civis procuram vítimas após ataques israelenses na Faixa de Gaza – Metrópoles
0
O Metrópoles questionou o Itamaraty sobre a exclusão do nome da avó de Shahed al-Banna da nova lista, mas não obteve retorno. O espaço segue aberto.
Diplomacia
A saída dos brasileiros de Gaza era esperada para essa quarta-feira (8/11), no entanto, eles não foram autorizados a deixar a área de conflito. Desde então, o governo federal tem articulado junto às autoridades de Israel para conseguir a repatriação.
Na nova negociação, o ministro das Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen, garantiu ao Itamaraty que a saída acontecerá nesta sexta.
“Cohen afirmou não ter sido possível cumprir a garantia dada por ele de que os brasileiros sairiam ontem, 8/11, por fechamentos inesperados na fronteira. Assegurou a [Mauro] Vieira que brasileiros e familiares estarão na lista de estrangeiros autorizados a cruzar a fronteira amanhã [sexta]”, escreveu o Ministério das Relações Exteriores de Israel em nota.
window._taboola = window._taboola || [];
_taboola.push({
mode: “rec-reel-2n5-a”,
container: “taboola-mid-article-reco-reel”,
placement: “Mid Article Reco Reel”,
target_type: “mix”
});