Brasileiros já compraram mais de 500 mil carros novos em 2024, informa Fenabrave

AMAZONAS

Os brasileiros já compraram mais de 500 mil carros novos em 2024, segundo dados divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) nesta quarta-feira (3).

O país registrou 514.517 novos emplacamentos no primeiro trimestre deste ano, um aumento de 9,1% em relação a igual período de 2023. O número considera automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. O g1 não contabiliza motos e implementos rodoviários.

Em março de 2024, a federação registrou 187.729 novos emplacamentos.

Em relação a fevereiro, houve alta de 13,6% (165.206 unidades),
Em relação a março de 2023, registrou queda de 5,6% (198.909 unidades).

O mercado automotivo está em momento de aquecimento neste ano, em meio a um ciclo histórico de investimentos, que chegou a um montante de R$ 117 bilhões anunciados por montadoras que atuam por aqui, para ampliação de produção e desenvolvimento de tecnologia no país.

Aumento de veículos financiados

Segundo a Federação, o ciclo de cortes de juros promovidos pelo Banco Central do Brasil (BC) desde o ano passado tende a ajudar o crescimento do setor automotivo.

Segundo o presidente da Fenabrave, Andreta Junior, já houve um aumento de 15% na aprovação de crédito e a expectativa é que a queda da taxa básica de juros e consequentemente dos spreads bancários (diferença entre os juros de captação dos bancos e as taxas cobradas na ponta consumidora) também beneficiem o setor.

“Quando tem uma queda na taxa de juros, o mercado consegue alongar o prazo [de financiamento]. E a inadimplência também está estabilizada, então tudo tem contribuído também para a venda de veículos”, disse.

Outro ponto levantando pelo executivo é que esse cenário também deve mudar a proporção de carros financiados no total de veículos vendidos no país.

De acordo com Andreta Junior, esses automóveis adquiridos por meio de empréstimos correspondiam a cerca de 52,6% do total de veículos vendidos em fevereiro de 2023 — proporção que passou para 56,7% do total em fevereiro deste ano.

“Esse número foi reduzido nos últimos tempos, já que estava-se comprando muito mais carros à vista do que financiados. Agora com a queda da taxa de juros, a tendência é que [esse número] volte para o volume de 60%, 70% do total”, completou o presidente da Fenabrave.

Projeções para 2024

A Federação também divulgou a projeção para o crescimento do setor automotivo ao longo deste ano. Segundo a Fenabrave, a estimativa é de:

um crescimento de 12% em novos emplacamentos de automóveis e comerciais leves, para 2.440.887 veículos;
uma alta de 10% em emplacamentos e caminhões, para 114.571 unidades;
um avanço de 20% em novos emplacamentos para ônibus, para 29.546 veículos.
“Nós continuamos otimistas. Aquele crescimento que a gente planejou já está acontecendo e eu espero que do meio do ano para frente a gente consiga ver […] um maior aquecimento da economia”, disse o presidente da Fenabrave.

Veja abaixo a lista dos carros mais vendidos no acumulado do ano até agora:

Fiat Strada
Volkswagen Polo
Hyundai HB20
Fiat Argo
Chevrolet Onix
Fiat Mobi
Hyundai Creta
Renault Kwid
Nissan Kicks
Volkswagen Saveiro

https://18horas.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *