Brasília de A a Z: 26 restaurantes para conhecer na capital federal

Sem categoria

Brasília completa 64 anos neste domingo (21/4) e segue como uma cidade jovem, dinâmica e repleta de atividades. Nos quatro cantos da capital, o quadradinho sempre está de portas abertas para receber visitantes ou moradores locais, atraídos pela diversidade cultural e gastronômica.

Se você quer conhecer Brasília de uma maneira diferente, aqui vão 26 restaurantes de A a Z que são a cara da cidade. Vale lembrar que essa é apenas uma seleção de alguns dos estabelecimentos que representam a essência gastronômica do DF. Há, certamente, muito mais a se desbravar — ainda bem.

Confira abaixo:

A: Acervo Coffee Roasters

O Acervo Coffe Roasters busca oferecer uma experiência diferenciada a cada xícara. Com unidades na Asa Norte e no Casapark, a casa oferece bebidas e comidinhas, como bolo, tortas e matchas, além de vender diferentes torras de cafés plantadas por produtores especiais.

Há diversas opções da bebida feita com o grão

B: Bar Beirute

Quem é de Brasília e nunca ouviu falar do Bar Beirute está vivendo na cidade errada. Brincadeiras à parte, o Beirute foi inaugurado em 16 de abril de 1966 e é um dos estabelecimentos mais tradicionais da capital. O cardápio inclui cerveja gelada, pratos para compartilhar e petiscos.

C: Casa Baco

É no Casapark e Mané Mercado que fica a Casa Baco, comandada pelo chef Gil Guimarães. Por lá, é possível encontrar pratos clássicos da cozinha italiana, assim como releituras do país da Bota com ingredientes do Cerrado.

D: Dog da Igrejinha

O Dog da Igrejinha é conhecido pela maioria, se não todos os brasilienses. O estabelecimento conta com opções de cachorro-quente tradicionais, como o Chapa, que leva pão, salsicha, bacon, creme de alho ou atum, queijo, milho e batata; e “diferentonas”, a exemplo do Frango na Chapa e Calabresa.

Dog da Igrejinha
O cachorro-quente da Igrejinha virou uma franquia famosa em Brasília

E: Ernesto Café Especiais

O Ernesto Café Especiais, na 115 Sul e 108 Norte, possui um cardápio repleto de opções para tomar um bom café da manhã ou lanche da tarde. Isso inclui pães, bolos, tortas, cafés, caldos e chás, além de pratos veganos e vegetarianos.

F: Fornassa Restaurante

Localizada em Águas Claras, o Fornassa Restaurante funciona no sistema de rodízio. Tem pizza, cortes de carnes nobres na parrilla, camarão, saladas e até sushi e sashimi. O estabelecimento fica na quadra 301, na Avenida Parque de Águas Claras.

G: Girassol Alimentação Saudável

Uma opção leve e saudável para o dia a dia é o Girassol. O restaurante, situado na 409 Sul, busca oferecer o melhor da comida vegetariana para os clientes, livre de transgênicos e substâncias tóxicas. O almoço é servido no quilo, além de opções de lanches, saladas e açaí.

H: Haná Japonês

No restaurante Haná, na 408 Sul, uma variedade de opções de sushis, sashimis, temakis, robatas e pratos quentes fazem parte do menu. É uma boa pedida para quem aprecia a culinária japonesa.

Foto colorida de comida japonesa - Metrópoles
Haná Restaurante Japonês

I: IVV Swinebar

Funcionando desde 2016, o IVV Swinebar é o ambiente perfeito para beber uma boa taça de vinho. O local ostenta uma completa carta de vinhos e deliciosas opções para petiscar, como bruschettas e tábua de queijos. A casa está localizada na 314 Norte.

J: Jamburita

Ali pertinho, na 714/715 Norte, o Jamburita traz um pedacinho da cozinha brasileira (sobretudo a nortista) para a capital. Atendimento de qualidade e espaço livre de preconceitos fazem parte da rotina do restaurante. O cardápio também é diferente, com receitas que levam ingredientes tipicamente brasileiros, como jaca e quiabo.

K: Kay Pacha

O Kay Pacha é um restaurante peruano que funciona na 309 Norte. No cardápio do espaço, há clássicos como ceviche e chicharrón, feito com costela, pernil e panceta suína fritas ao ponto de ficar douradas e crocantes. Já para beber, destaca-se o Sumaq ñusta, com pisco, xarope de orquídeas, clara de ovo e suco de limão.

Foto colorida de um ceviche - Metrópoles
Kay Pacha

L: Libanus

Um dos botecos mais conhecidos da Asa Sul e com unidade em Águas Claras, o Libanus serve diferentes pratos executivos e para família, como parmegiana, peixes e picanha. Não dá para esquecer, também, dos kibes e pratos árabes. Há também cerveja gelada e petiscos que combinam com uma boa conversa de bar.

M: Madre Teresa Deli

Quem já comeu no Madre Teresa afirma que vale muito a pena sentar no estabelecimento e se deliciar com os lanches. A ideia de simplicidade vai da porta de entrada aos pratos servidos aos clientes. Porém, o cardápio surpreende com as inovações, como o Memorável, feito com maionese de pastrami.

N: Nonno Cantinetta

O Nonno Cantinetta transporta a clientela para as tradicionais cantinas italianas. Situado no Brasília Shopping, na Asa Norte, a casa trabalha com “comida raiz”, relembrando os grandes clássicos italianos, como pizza e lasanha, com bastante sofisticação.

O: Oni-uno

Com uma unidade na quadra 103 do Sudoeste, o Oni-Uno é uma sorveteria que comercializa diferentes sabores. Além dos clássicos, como o de chocolate e de frutas vermelhas, há sorvetes de cheesecake de morango, manga e maracujá, laranja e paçoca.


0

P: Por do Sol

Não podemos falar de Brasília sem citar o Pôr do Sol, conhecido popularmente como PDS, na 408 Norte. O bar e restaurante tem feito a alegria dos universitários desde 1997. Por lá, o tema é: cerveja gelada e petisco de boteco, tudo com preço amigo.

Q: Quanto Café

O Quanto Café é uma das cafeterias queridinhas dos amantes da bebida. De cafés especiais a opções clássicas, o estabelecimento proporciona uma boa experiência ao ar livre. A cafeteria fica na 103 Norte.

R: Roma Restaurante

Há mais de seis décadas, o Roma serve o filé à parmegiana que marcou gerações. O restaurante foi inaugurado uma semana antes da própria capital federal, na W3 Sul, mas mesmo assim, continua oferecendo um serviço excelente.

Tijolos aparentes, fotos antigas da Itália e cadeiras acolchoadas são características do local, que ajudou a formar a gastronomia brasiliense.

S: Stonia Ice Creamland

A rede brasiliense Stonia Ice Creamland serve gelatos na pedra e no pote, milk-shakes, açaí e cafés. Uma das sobremesas mais pedidas é a Avalanche, que serve até quatro pessoas. Ela vem em uma taça com brownie, gelato Stonia, Nutella, morango, Ferrero Rocher, Kit Kat e brigadeiro de colher, entre outros ingredientes.

Avalanche da Stonia
Avalanche é a taça mais pedida da casa

T: Tia Zélia

Reduto tradicional da esquerda na Vila Planalto, em Brasília, o restaurante Tia Zélia funciona há 20 anos. Por lá, espere por comida caseira com influências baianas. O cardápio, porém, é rotativo, ou seja, cada dia da semana há um prato diferente. Isso inclui bife acebolado, dobradinha, feijoada e frango com quiabo. Quinzenalmente, a casa também recebe um samba animado com artistas locais. Vale conhecer.

U: Universal

Localizado na 210 Sul, o Universal foi “criado para agradar até quem é de outro mundo”. A casa, inaugurada em 12 de dezembro de 1997, sempre buscou trazer sabores novos aos brasilienses. Por isso, o cardápio é um diferencial à parte.

V: Viçosa

Sabe aquele lugar que sempre salva quando você está com fome, mas com pouco dinheiro? Ele se chama Viçosa, a tradicional pastelaria que conquistou o coração dos brasilienses.

Conhecido pela unidade da Rodoviária do Plano Piloto, o local serve pastéis de variados recheios, como carne e queijo, acompanhados de caldo de cana, sucos e refrigerantes.

W: (Churrasquinho da) Wal

Espetinho é o forte do Churrasquinho da Wal. Quem mora no Guará ou frequenta a região já deve ter ouvido falar do estabelecimento, que oferece opções de jantinha com espetinho, arroz, feijão-tropeiro, mandioca e vinagrete.

X: Xique-Xique

O Xique-Xique é um clássico da capital desde 1978, quando foi inaugurado. Conhecido pela carne de sol acompanhada de porções de feijão de corda, mandioca na manteiga, arroz, paçoca, o local é ponto de encontro de amigos e famílias no DF.

Carne de sol completa
Carne de sol do Xique-Xique

Y: Yalla Habibi

“Comida árabe de verdade”: é assim que o Yalla Habibi se define. Com unidade em Águas Claras e Sudoeste, o carro-chefe da casa são os shawarmas, que podem ser preparados com carne, frango, kafta, falafel e misto.

Z: Zante Taverna Grega

O Zante Taverna Grega fica na 210 Sul e traz um pedacinho da Grécia para Brasília. Entre as opções, vale provar a tradicional Moussaka, um dos best-sellers da casa. O prato leva camadas de berinjelas e batatas grelhadas no azeite, carne moída com redução de tomate e finalização com molho béchamel e queijo parmesão.



https:metropoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *