Brasilienses recebem 2024 com espetáculo de fogos na Esplanada

Sem categoria

O céu de Brasília é sempre um espetáculo, e na virada de ano não poderia ser diferente. Desta vez, a população do Distrito Federal recebeu 2024 com direto a um grande show luminoso. Foram 21 minutos de fogos de artifícios silenciosos na Esplanada dos Ministérios.

De acordo com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa, os fogos silenciosos permitem, também, respeitar crianças, pessoas dentro do espectro autista que possuem sensibilidade sonora e animais que também são afetados pelo alto barulho.


0

Regina Duarte, 42 anos, e Edson de Souza, 45, estão acostumados com um belo espetáculo no céu durante o Réveillon. O casal é carioca e antes aproveitava para passar a virada na praia de Copacabana. Morando em Brasília há 2 anos, eles adoraram a ideia dos fogos silenciosos.

A medida segue a Lei distrital nº 6.647, de 17 de agosto de 2020, que proíbe o manuseio, a utilização, a queima e a soltura de fogos ou qualquer artefato pirotécnico que produza estampidos na capital federal.

“É uma ótima ideia por causa das crianças que são autistas, dos animais. Nós temos cachorro, e muita gente não entende. Isso deve passar para todos os estados do Brasil, não só aqui no DF”, comenta Edson.


0

Apesar de a lei proibir os fogos sonoros desde 2020, a regulamentação só foi feita em fevereiro deste ano. Assim, essa será a primeira festa da virada com regras definidas sobre os artefatos pirotécnicos.

Na prática, a legislação proíbe a queima e a soltura de fogos com “efeito sonoro ruidoso” que ultrapassem 100 decibéis, a partir de 100 metros do ponto de disparo, em todo o território do DF.


0



https:metropoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *