Para os foliões que saírem de casa neste domingo (11/2) para curtir o segundo dia do feriado de Carnaval no Distrito Federal, a recomendação é levar um guarda-chuva.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo, de perigo potencial – o primeiro em uma escala de três níveis –, devido à possibilidade de chuvas intensas. Os riscos de queda de galhos de árvores, alagamentos e registros de raios são pequenos, no entanto.
O aviso meteorológico vale até as 10h desta segunda-feira (12/2) e prevê registros de precipitação forte. A estimativa de volume pluviométrico é de 50 a 100 milímetros por dia, com ventos de 60 até 100 quilômetros por hora.
“A nebulosidade prevalecerá ao longo do dia, sem ocorrência de Sol, e as temperaturas não devem subir”, afirmou o meteorologista do Inmet Heráclio Alves. “Há previsão de pancadas de chuvas isoladas e intensas no fim da tarde. Além disso, o céu continuará com muitas nuvens até, ao menos, a próxima terça-feira [13/2].”
Na última madrugada, a temperatura mínima registrada na capital federal foi de 19°C. Ao longo do dia, ela pode alcançar os 24°C. A umidade relativa do ar deve variar entre 60% e 95%.
Volume acima da média
Em pouco mais de cinco horas, o Distrito Federal registrou 78,8mm de chuva. O valor, notificado na estação meteorológica de Águas Emendadas entre as 18h e as 23h de sexta-feira (9/2), corresponde a 44% do total esperado para fevereiro.
Ainda segundo o Inmet, considerados os 10 primeiros dias do mês, a capital do país ultrapassou o volume previsto para todo fevereiro: 179,5mm, com base na média histórica do período.