Carnaval: veja dicas para cair na folia sem descuidar da saúde

Sem categoria

O Carnaval já está a todo o vapor e muitos querem aproveitar a folia durante o feriadão inteiro, mas não podemos deixar a saúde de lado. Isso porque são dias de festa que incluem alta exposição solar, muito tempo em pé e, muitas vezes, abuso de álcool e ameaçam nossa imunidade.

Para atravessar a folia com saúde, uma alimentação equilibrada e rica em líquidos para manter a hidratação é fundamental, como afirma a nutricionista Gláucia Renata Balardini, da rede GoodBom Supermercados. “Estamos vivendo recordes históricos de calor e ajustar a alimentação é fundamental para cuidarmos do nosso corpo e minimizar os danos que possam acontecer”, destaca a especialista.

1. Mantenha a hidratação

A ingestão adequada de líquidos é necessária e obrigatória para o bom funcionamento do organismo. Uma quantidade apropriada, especialmente em dias quentes e durante a folia do Carnaval, faz toda a diferença, já que perdemos mais água através da transpiração.

2. Aposte em uma alimentação leve

Também é importante manter uma dieta com pouca gordura e alimentos processados, evitando frituras. Isso porque as altas temperaturas alteram o metabolismo corporal e esses alimentos provocam uma sobrecarga no sistema digestório, causando indigestão e aumento da temperatura corporal – o que você definitivamente não quer experimentar durante o Carnaval.

3. Consuma alimentos que fortalecem o sistema imunológico

Para aproveitar o Carnaval faça chuva ou faça sol, é importante estar com o sistema imunológico forte e protegido. Para isso, procure incluir na sua refeição diária alimentos ricos em Vitamina C (limão, laranja, acerola, morango, mamão papaia, kiwi e abacaxi), leguminosas (feijão, grão de bico, ervilha, lentilha), hortaliças verde-escuras (couve, agrião, rúcula, espinafre), peixes, alho, cenoura e abóboras amarelas.

Leia mais no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



https:metropoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *