Muito trabalho ocorre nos bastidores de uma equipe de Fórmula 1. A escuderia é formada por muito mais do que apenas dois pilotos. Então, um erro de logística ou uma tomada de decisão equivocada pode comprometer a temporada inteira.
A Williams, por exemplo, vai para o Grande Prêmio da China com dois carros remendados, uma vez que a escuderia está sem peças extras para fazer uma troca e, assim, correr com qualidade e segurança. A prova chinesa será neste domingo (21/4) a partir das 4h (horário de Brasília).
Segundo o regulamento da Federação Internacional do Automóvel (FIA), as equipes só podem ter dois carros disponíveis para serem usados ao mesmo tempo. Não são permitidos veículos reservas, mas é legal ter chassis extras para serem utilizados durante um evento caso o original seja danificado.
Com um orçamento curto, a Williams optou por iniciar a temporada sem chassi extra para montar um novo veículo caso fosse necessário. Outras equipes, como a Alpine, também aceitaram o risco calculado de não ter peças extras, mas em alguns casos a tentativa de economizar pode sair caro.
1ª batida
Ainda no primeiro treino livre no GP da Austrália, terceira etapa da temporada, o piloto Alexander Albon perdeu o controle do carro e bateu. O dano ao veículo foi grande, e como a Williams não tinha um terceiro chassi disponível para a etapa, a decisão foi o piloto tailandês trocar de máquina com Logan Sargent.
“Embora Logan não deva sofrer por um erro que não cometeu, cada corrida conta quando o pelotão intermediário está mais apertado do que nunca, por isso tomamos a decisão com base em nosso melhor potencial para marcar pontos neste fim de semana”, afirmou James Vowles, chefe de equipe da Williams, em comunicado no site oficial da equipe.
Enquanto o carro de Sargent estava com Albon, o veículo batido no treino livre foi para a oficina ser remendado. Então, Logan não correu no GP da Austrália. Logo, havia apenas 19 pilotos na pista naquele domingo (24/3).
Sargent e Albon batem
Uma semana depois do desastre na Austrália, a Williams entregou o carro remendado de Albon para Sargent correr no GP do Japão. No entanto, outra batida gerou dor de cabeça na escuderia. Logan bateu o carro remendado contra o muro no primeiro treino livre japonês.
Ele ficou fora do segundo treino por causa dos danos ao veículo, mas a equipe da oficina conseguiu recomendá-lo mais uma vez antes da corrida. Albon, porém, também bateu no Japão e não terminou a prova de sete de abril.
Quando Williams terá Chassi
Depois de tantas batidas, a Williams foi questionada quanto a peças extras e começou a corrida contra o tempo para remendar mais uma vez os carros para o GP da China. O chefe da equipe admitiu desorganização e descartou um chassi reserva para a prova em Xangai.
“O terceiro chassi no momento não estará conosco até Miami. É evidente que não temos toda a organização. Pode levar de 8 a 10 semanas para que você consiga fazer um para algo realmente construído e disponível”, destacou Vowles, em outro comunicado.
O GP de Miami, sexta etapa da temporada, começa a partir do dia três de maio. Então, Albon e Sargent continuam com carros quebrados pelo resto do evento na China.
F1 Grand Prix of Australia – Practice
F1 Grand Prix Japan 2024
BATIDA 3
BATIDA 4
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