A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) lançou, na sexta-feira (21/06), a cartilha “Assédio eleitoral – a luta pela liberdade do voto” para sensibilizar a sociedade sobre a importância de combater o assédio eleitoral. A cerimônia de lançamento, realizada na Reitoria da UEA, teve a participação do reitor, Prof. Dr. André Luiz Nunes Zogahib, e do juiz federal Érico Rodrigo Freitas Pinheiro, do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM).
A cartilha visa esclarecer o que é assédio eleitoral, destacando o crescimento alarmante de 450% nas eleições de 2018 e 2022, conforme dados do Ministério Público do Trabalho (MPT). Com formato digital e ilustrações, o material é acessível a toda a sociedade, explicando como identificar e denunciar essa prática prejudicial à democracia.
Além de orientações sobre como combater o assédio eleitoral, a cartilha destaca as ações do Poder Judiciário nos últimos anos e o papel das universidades na construção de uma sociedade democrática. O juiz Érico Pinheiro ressaltou a importância da colaboração entre a Justiça Eleitoral e as instituições acadêmicas para assegurar que o voto seja exercido de forma livre e consciente.
A criação da cartilha envolveu professores e alunos da 20ª turma do curso de Administração da UEA, matriculados na disciplina de Gestão Estratégica, que trabalharam em conjunto para desenvolver este importante recurso.