Viajar a bordo de um motorhome requer muito planejamento. Agora, imagina embarcar nessa aventura com dois dogues alemães, uma das raças mais altas do mundo? É isso que Bruna Pistore e Thomás Paganella de Almeida, de Caxias do Sul, do Rio Grande do Sul, começaram a fazer desde terça-feira (2/4).
O casal viajará de motorhome pela Patagônia até chegar em Ushuaia, conhecida como “a cidade do fim do mundo”. Áquira e LeBron, dois dogues alemães, também vão pegar a estrada. Para quem não sabe, eles são pets influenciadores e acumulam mais de 220 mil seguidores no Instagram (confira o perfil aqui).
Bruna já sonhava em viajar pelo mundo. A ideia, porém, saiu do papel quando Áquira, de 13 anos, passou por um problema sério de saúde. “Por ela já ser um cadela idosa, achamos que iríamos perdê-la. Então, prometemos que se ela se recuperasse, iríamos tirar nosso sonho da gaveta”, conta Bruna.
Ao todo, a família pretende visitar 36 cidades do Brasil, Chile e Argentina, percorrendo mais de 10 mil quilômetros. Além de Ushuaia, eles estão programando paradas em pontos como Buenos Aires, El Calafate, El Chaltén e Bariloche. A viagem deve durar cerca de um mês.
Preparação
Em conversa com o Metrópoles, Bruna e Thomás afirmam que a aventura exigiu um bom planejamento. Isso incluiu fazer uma planilha com custos, paradas, quilometragem diária e dias de descanso para proporcionar o bem-estar deles e, claro, dos pets.
“Algumas regiões da Patagônia não permitem animais. Entramos em contato com esses lugares por meio do Instagram e eles deram orientações de como passar por eles. Não só os passeios, mas tudo que a gente programou foi pensando no conforto do Áquira e LeBron”, disseram.
Casal brasileiro viaja de motorhome até Patagônia com 2 dogues alemães (1)
Casal brasileiro viaja de motorhome até Patagônia com 2 dogues alemães (2)
Casal brasileiro viaja de motorhome até Patagônia com 2 dogues alemães (3)
Casal brasileiro viaja de motorhome até Patagônia com 2 dogues alemães (4)
0
De itens essenciais, o casal optou por levar trajes impermeáveis, jaqueta corta-vento e calçados confortáveis. Já Áquira e LeBron vão estrear as roupinhas de frio que os tutores mandaram fazer, já que as temperaturas são mais baixas na Argentina e no Chile.
Cobertinhas térmicas, medicações de primeiros socorros e de uso contínuo, repelentes e protetor solar também estão na mala da família. Para garantir a alimentação dos dogues alemães, Bruna e Thomás levam cerca de 45 quilos de ração.
Cuidados com a Áquira
Como a Áquira, de 13 anos, tem dificuldade de locomoção devido à idade, os tutores estão levando uma órtese para dar suporte físico à cadela. Além disso, eles adquiriram um carrinho portátil para facilitar o deslocamento durante toda a viagem.
“Assim, ela vai estar conosco em todos os passeios. A gente fez essa aquisição para garantir que ela esteja 100% do tempo com a gente.”
LeBron, que fará 6 anos em abril, tem 56 quilos e 95 centímetros de altura. Áquira, por sua vez, tem 44 quilos e mede 72 centímetros.
Desafios
É normal que imprevistos aconteçam em viagens. Alguns desafios também costumam surgir no trajeto. Bruna e Thomás acreditam que o maior obstáculo seja o cansaço, já que eles e os dogues alemães irão percorrer mais de 10 mil quilômetros.
“Estamos rodando muito e descansando pouco porque a gente quer aproveitar o máximo de tudo. Então, eu acredito que o maior desafio nesse momento é o cansaço. Por outro lado, eu também entendo que a gente vai tirar isso de letra porque o objetivo é maior”, afirma Bruna ao Metrópoles.
Com relação a imprevistos ou emergências, a dupla tem uma grande rede de apoio para Áquira e LeBron, com clínicas que estão 100% à disposição para qualquer eventualidade. O mapeamento de alguns veterinários das regiões também foi realizado, caso seja necessário.
“Não tem preço”
Apesar disso, eles estão ansiosos para conhecer diferentes lugares. Bruno quer visitar a Geleira Perito Moreno, na Argentina, enquanto Bruna quer não apenas atravessar a Ruta 40, como também passar uma noite lá na companhia do marido e dos cachorros.
“Esperamos vivenciar o máximo da cultura local. O povo argentino tem sido muito receptivo conosco e com os cães. Também queremos passar todos esse mês de abril junto com Áquira e Lebron. Em nenhum outro momento a gente passou tanto tempo juntos e dentro do mesmo espaço. Viver isso com eles não tem preço.”
Assista ao vídeo de uma parte da viagem neste link.