Chia emagrece? Saiba quantidade ideal para ter benefícios da semente

Sem categoria

Considerada uma das sementes mais versáteis da natureza, a chia é uma importante fonte de fibras, proteínas e outros nutrientes.

Segundo a nutricionista Flávia Ribeiro, um dos principais benefícios do alimento é colaborar para a saúde do intestino graças às fibras solúveis, que ajudam no trânsito intestinal.

A semente de chia também atua como aliada em dietas de emagrecimento, pois as fibras presentes na composição também promovem a saciedade.

A chia cria um gel no estômago que preenche o órgão. A ação oferece saciedade, pois amplia o tempo necessário para a digestão dos alimentos”, destaca Flávia, que dá aulas de Nutrição no Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), em Recife (PE).

Ganho de massa muscular

Além de ajudar no emagrecimento, a chia promove o ganho de massa magra, pois também contém proteínas, que são essenciais para o aumento do tecido muscular.

Outra vantagem do alimento é a presença de ômega 3, que tem efeito antioxidante e reduz a inflamação muscular causada pelas atividades físicas.

“A semente de chia é bastante versátil, e pode ser utilizada em diferentes preparos, com iogurtes, pães ou bolos. Também é possível transformá-la em farinha para complementar sucos, vitaminas, panquecas e saladas”, ensina Flávia.


0

Quantidade ideal

Segundo Flávia, apesar das diversas vantagens, a semente precisa ser consumida com moderação quando o objetivo é o emagrecimento. Ela explica que a chia é um alimento bastante calórico – uma colher de sopa tem cerca de 70 calorias – e diz que o ideal é limitar a ingestão a apenas duas colheres.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



https:metropoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *