Chile decreta emergência após incêndios florestais; 46 morreram

Sem categoria

O presidente do Chile, Gabriel Boric, afirmou, neste sábado (3/2), que pelo menos 46 pessoas morreram vítimas de incêndios florestais que atingiram as regiões de Valparaíso e Marga Marga, no centro do país.

Na sexta-feira (2/2), o governo chileno decretou estado de emergência diante da catástrofe. A medida permite ampliar recursos para combater as chamas e dar assistência à população afetada.

Segundo as autoridades do país, os incêndios devastaram mais de 43 mil hectares. O fogo também consumiu casas, prédios e destruiu veículos pelas ruas.


0

Boric sobrevoou regiões atingidas e demonstrou preocupação de que o número de mortes aumente. “Quarenta pessoas morreram durante os incêndios, e mais seis pessoas em consequência de queimaduras”, lamentou o presidente chileno.

“Dadas as condições da tragédia, o número de vítimas certamente aumentará nas próximas horas”, acrescentou Boric.

O Chile passa por uma onda de calor, com temperaturas que chegam a 49ºC.

Brasil presta solidariedade

Em nota publicada na noite deste sábado (3/2), o Ministério das Relações Exteriores, o Itamaraty, expressou “profundo pesar pelo expressivo número de mortos e feridos e pelas perdas materiais em decorrência dos incêndios florestais que atingem a região de Valparaíso, no Chile”.

O ministério também manifestou “solidariedade às famílias das vítimas” e disse estar monitorando a situação pelo Consulado-Geral do Brasil em Santiago, para poder prestar assistência.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram a intensidade das chamas. Confira:



https:metropoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *