Comer chocolate sem culpa é o desejo de muitos e a boa notícia é que isso pode ser possível. A dieta para emagrecimento e o prazer de comer não precisam estar em lados opostos: é possível incorporar o chocolate de forma inteligente e saudável no cardápio.
De acordo com o nutrólogo André Guanabara, o chocolate não precisa ser um inimigo. “O consumo equilibrado dos produtos tradicionais não é maléfico. Se você segue um cronograma, não será um dia que vai comprometer o resultado. No entanto, é necessário ressaltar que tem que ser um consumo consciente”, explicou ele.
“É preciso ter um equilíbrio e sobretudo nos chocolates, que são ricos em açúcar. Caso um paciente faça ingestão frequente dele, pode trazer diabetes e até mesmo obesidade em longo prazo, além de desregular a dieta e comprometer os resultados”, aconselhou.
Chocolate na dieta
Para inserir o chocolate na dieta de forma consciente, é essencial escolher opções que ofereçam benefícios nutricionais enquanto satisfazem o desejo por algo doce. Optar por chocolates com teor de cacau acima de 70% é uma estratégia inteligente, pois essas versões tendem a ser mais ricas em antioxidantes e possuem menos açúcar em comparação com os chocolates ao leite.
Além disso, os chocolates que incluem frutas cristalizadas são uma escolha interessante, pois combinam o sabor doce do chocolate com os nutrientes das frutas, oferecendo uma alternativa mais saudável em comparação aos chocolates convencionais.
Leia a notícia completa no Sportlife, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!