São Paulo — A capital paulista entrou em estado de atenção para alagamentos na tarde desta quarta-feira (31/1). O céu de São Paulo ficou com nuvens carregadas por volta das 15h, com a aproximação da tempestade. Houve registro de queda de granizo e vento de quase 60 km/h no Aeroporto de Congonhas, na zona sul.
O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) colocou toda zona sul da capital paulista em estado de atenção às 14h05. Por volta das 15h, foi a vez das regiões mais próximas à Marginal Pinheiros e à Sudeste serem incluídas. Logo na sequência, foi a vez de as zonas leste e oeste, às 15h25. Pouco antes das 16h, toda a cidade estava em atenção.
chuvasp06
Chuvasp05
chuvasp04
chuvasp03
chuvasp02
chuvasp01
0
A tempestade trouxe consigo também ventos fortes. No Aeroporto de Congonhas, as rajadas atingiram 59,02km/h às 15h05. No Ipiranga, chegaram a 56 km/h. Houve também registro de queda de granizo, por volta das 15h, na região da Capela do Socorro. Todos são bairros da zona sul da cidade.
Segundo o CGE, áreas de instabilidade vindas do interior continuam atuando na cidade. O meteorologistas afirmam que elas são formadas por causa de um cavado, que é uma área de baixa pressão nas camadas mais altas da atmosfera.
O CGE aponta também que as imagens do radar meteorológico indicam “chuva forte, isolada e de lento deslocamento na zona sul, principalmente nas subprefeituras de Parelheiros, Capela do Socorro, M Boi Mirim e Cidade Ademar”. “O mesmo quadro é observado na Zona Sudeste, principalmente na subprefeitura de Jabaquara”, afirma o aviso.
De acordo com o centro de gerenciamento, as próximas horas seguem om tempo instável até o início da noite desta quarta-feira (31), “com chuvas atuando com até forte intensidade de forma isolada em outros bairros da cidade”.