As chuvas fortes que castigaram o Rio de Janeiro na madrugada desse sábado (20/1) para este domingo (21/1) causaram alagamentos e transtornos em várias regiões da cidade. Botafogo, Catete, Flamengo, Lapa e vários outros bairros registraram pontos de interdição. A Defesa Civil do Rio afirma ter acionado 85 sirenes em 54 comunidades. As informações são do g1.
O Centro de Operações Rio informou que a capital fluminense entrou no “estágio operacional 3” por volta das 2h50 deste domingo. É o terceiro nível em uma escala de 5 e significa que “uma ou mais ocorrências estão impactando a cidade. Há certeza de que haverá ocorrência de alto impacto, no curto prazo”.
MUNICÍPIO DO RIO ENTROU NO ESTÁGIO 3 ÀS 2h50 DESTE DOMINGO (21/01/2024)
O Centro de Operações da Prefeitura do Rio informa que o município do Rio de Janeiro entrou no ESTÁGIO 3 às 2h50 deste domingo, dia 21 de janeiro de 2024, por conta dos registros de chuva maior que 60mm/1h… pic.twitter.com/2J8xztmGUc
— Centro de Operações Rio (@OperacoesRio) January 21, 2024
No X (antigo Twitter), o prefeito Eduardo Paes (PSD) fez um alerta à população:
Chove forte em vários pontos da cidade. Evite deslocamentos até que a chuva diminua. Fique em lugar seguro.
— Eduardo Paes (@eduardopaes) January 21, 2024
Já o governador Cláudio Castro (PL) informou que os porgãos de Defesa Civil estão a postos.
Estamos acompanhando as tempestades em curso em todo o Estado. É importante reforçar o alerta: protejam-se, evitem áreas de risco e sigam as orientações da Defesa Civil! Nossos órgãos de resposta estão mobilizados para atender prontamente as ocorrências deste domingo. #ChuvasRJ
— Cláudio Castro (@claudiocastroRJ) January 21, 2024
Sem vítimas
Os bombeiros realizaram cerca de 30 atendimentos em todo o RJ, a maioria referente a salvamentos de pessoas, inundações e alagamentos. Até a última atualização desta reportagem, não havia relatos de novas vítimas.
Houve registros de alagamento nos bairros de Botafogo, Catete, Flamengo, Rio das Pedras e Lapa. As favelas da Maré e da Rocinha também tiveram bloqueios depois do temporal.
De acordo com os Bombeiros, por enquanto, não houve nenhuma grande ocorrência na capital.