Após algumas semanas de estabilidade, o preço médio do etanol voltou a subir nas últimas semanas. Dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) mostram que, entre 31 de março e o último dia 27, o valor médio nacionalmente do litro do álcool subiu 5,5%.
Mesmo com o aumento, pelo último levantamento da agência reguladora (entre 21 e 27 de abril), a diferença entre o litro da gasolina e do etanol é de R$ 1,99. Quando há essas disparidades nos preços dos combustíveis, é comum que os motoristas fiquem em dúvida: qual deles pesa menos no bolso na hora de abastecer?
Como calcular
Para saber qual combustível é mais vantajoso, a conta é simples: basta que os motoristas multipliquem o preço do litro da gasolina por 0,7. Se o resultado ficar abaixo do preço do litro do etanol, a gasolina vale mais a pena.
Professor de Contabilidade do Ibmec-RJ, Paulo Henrique Pêgas explica que o cálculo é assim porque um litro de gasolina rende cerca de 10km, enquanto com etanol é possível trafegar até 7km.
— A densidade energética da gasolina é maior. Assim, o etanol queima mais rapidamente no motor. Por isso, sua autonomia é menor cerca de 30% em relação a gasolina — disse ele, acrescentando que com o desenvolvimento tecnológico dos motores esse percentual já oscila entre 25% e 30%.
Veja em quais estados é mais vantajoso abastecer com álcool ou com gasolina:
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.