São Paulo — O calor intenso que atinge a capital paulista no Carnaval deste ano fez com que um novo item se popularizasse nos blocos de rua: o leque.
Com diversas cores e desenhos, os abanadores entraram para o “kit de sobrevivência” dos bloquinhos, segundo foliões entrevistados pelo Metrópoles.
“Precisa de algumas estratégias de sobrevivência no Carnaval, o leque é uma delas, para não desmaiar, não passar mal. Na hora do aperto você abre, vem um ventinho, é perfeito”, disse Talita Oliveira, de 29 anos, que segurava um modelo colorido.”
0
Ela conta que anda sempre com o acessório nos bloquinhos, ao lado do protetor solar e de uma garrafa de água.
Com um modelo rosa e florido, Evelin Rocha, 32 anos, aproveitava o leque para enfrentar o calor durante o desfile do bloco Espetacular Charanga do França.
“Eu já tô há dois dias com ele. Comprei especialmente para o Carnaval”, disse Evelin.
Daniella Suero, 36 anos, ostentava um abanador vermelho, com uma inscrição em chinês. Ela disse que comprou o item durante um bloquinho no ano passado.
“Tava muito calor e tinha um ambulante vendendo. Ele é um salva-vidas, viu?”, contou.
Enquanto Daniella mostrava o leque ao Metrópoles, outra pessoa passou ao lado balançando um abanador azul e fazendo um som característico do acessório. Daniella balançou “de volta”.
“Olha lá, tem a rinha, a disputa da galera que faz assim”, brincou ela, enquanto movimentava o leque.
O Metrópoles também viu abanadores de papel sendo distribuídos para a população por marcas e equipes de políticos. Nesta segunda-feira (12/2), os termômetros beiravam os 30ºC na cidade.