O resfriado que acompanha o papa Francisco nos últimos dias o forçou a ir para o hospital Gemelli na manhã desta quarta-feira (28/2). Ele ainda participou da audiência geral no Vaticano e chegou a cumprimentar fiéis antes de fazer exames.
Na catequese durante a audiência, Francisco chegou de cadeira de rodas, pediu desculpas por não ter voz suficiente e quem acabou fazendo a fala foi monsenhor Filippo Ciampanelli, da Secretaria de Estado. “Ainda estou um pouco de resfriado”, explicou.
Logo depois, seguiu para o hospital Gemelli. Segundo agências de notícia, foi somente uma “visita”. A assessoria de imprensa da Santa Sé informou que ele fez “alguns exames de diagnóstico” e que “no final regressou ao Vaticano”.

mensagem-papa-1-compressed
Papa Francisco em tradicional mensagem de Natal
Reprodução

Papa Francisco recebe alta do Hospital Gemelli após cirurgia
Papa Francisco foi internado para passar por uma operação cirúrgica abdominal sob anestesia geral
Antonio Masiello/Getty Images

Papa Francisco terá alta após retirar hérnia; entenda a cirurgia O pontífice passou por laparotomia para correção de uma laparocele, espécie de hérnia que se formou na cicatriz de uma cirurgia anterior
Papa Francisco
Grzegorz Galazka/Archivio Grzegorz Galazka/Mondadori Portfolio via Getty Images

papa francisco na missa de páscoa no vaticano praça são pedro 2023
O pontífice saindo após o fim da missa
Franco Origlia/Getty Images

papa francisco na missa de páscoa no vaticano praça são pedro 2023
O argentino lendo a mensagem Urbi et Orbi
Franco Origlia/Getty Images

Papa Francisco preside missa fúnebre do papa emérito Bento XVI
Papa Francisco preside missa fúnebre do papa emérito Bento XVI
Antonio Masiello/Getty Images
0
Papa sofre com gripe desde a semana passada
Desde o último sábado, Jorge Bergoglio enfrenta uma gripe que o obrigou a cancelar compromissos também na segunda-feira (26/2). O cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado, afirmou que o sumo pontífice está bem.
Em abril do ano passado, ele passou três dias no hospital Gemelli devido a uma bronquite. Ele recebeu alta após receber antibióticos intravenosos. Também no ano passado, em novembro, cancelou algumas atividades e uma viagem internacional por problemas respiratórios.
Na verdade, Francisco teve parte de um pulmão removido quando era jovem e ainda morava na Argentina.
Já em julho de 2021, ele passou 10 dias no hospital após uma cirurgia intestinal para estreitamento do intestino. Depois, em junho de 2023, voltou à mesa de cirurgia para reparar uma hérnia abdominal e remover cicatrizes de cirurgias anteriores.