A partir desta quarta-feira (6/3), a TV Brasil exibe, na faixa das 21h, a produção nacional Se Avexe Não. A comédia acompanha os divertidos dramas da rotina de uma família cearense.
Com 10 capítulos de 26 minutos, a sitcom tem exibição semanal e mostra como os personagens lidam com conflitos inerentes a muitas famílias brasileiras. A produção pode ser acompanhada, também, em horário alternativo aos sábados, às 13h30.
Se Avexe Não faz parte do projeto da TV Brasil para trazer mais conteúdos regionais e independentes, por meio do edital do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro (Prodav).
O Prodav é uma parceria entre a Agência Nacional do Cinema (Ancine), Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) para incentivar a produção regional e independente. A proposta é ofertar esse conteúdo para as emissoras públicas de televisão. A EBC distribui o material ao disponibilizar as obras para todas as emissoras de televisão do campo público que aderirem ao projeto.
“O edital do Prodav TVs Públicas foi lançado em 2018 e censurado pelo governo anterior. Nós retomamos no início de 2023, após reuniões com a Ancine e a Secretaria de Audiovisual (SAV). A partir daí, a equipe da Diretoria de Conteúdo e Programação dedicou enorme esforço para contactar os produtores, indicando que as obras precisavam ser entregues. Os produtores se mobilizaram para fazer acontecer. E o nosso time tem feito toda a supervisão das entregas e validação técnica do material – um trabalho que em outras edições deste edital foi feito por uma unidade técnica especializada. Agora esse conteúdo começa a chegar na tela da TV Brasil, em horário nobre, o que nunca havia acontecido. São obras inéditas de conteúdo infantil, documentários e dramaturgia”, explica Antonia Pellegrino, Diretora de Conteúdo e Programação da EBC.