O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) informou que 517.468 pessoas conseguiram obter a isenção da taxa de inscrição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). A informação foi divulgada nesta segunda-feira (29/1), dias depois do fim do prazo de solicitação.
Ao todo, a pasta recebeu 662.018 pedidos de isenção da taxa de inscrição, sendo que 78,17% foram aceitos. Os demais 144.555 que tiveram o pedido inicial negado têm até esta terça-feira (30/1) para recorrer da decisão.
A consulta dos pedidos já pode ser feita no site oficial de inscrição do CPNU: https://cpnu.cesgranrio.org.br/login. Vale ressaltar que todo o processo deve ser realizado por meio da página oficial do concurso unificado.
Cronograma de pedidos de isenção:
- 29/1: resposta se foi aceita a isenção ou não
- 30/1: prazo para recorrer do pedido de isenção
- 6/2: resposta final sobre pedido de isenção
- 9/2: prazo final para pagamento da taxa pelos que tiveram o pedido de isenção negado
Estão aptos a solicitar isenção pessoas que estão inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), fazem ou fizeram ensino superior pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) ou Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), e doadores de medula óssea, de acordo com o MGI.
CPNU, o “Enem dos Concursos”
Apelidado de “Enem dos Concursos”, o Concurso Público Nacional Unificado vai ofertar 6.640 vagas, em 21 órgãos públicos federais. As inscrições estão abertas até 9 de fevereiro.
A prova está marcada para 5 de maio e será aplicada em 220 cidades, em todas as unidades da federação. Os resultados finais serão divulgados em 30 de julho e o início da convocação dos novos servidores está prevista para 5 de agosto.