Concurso Nacional Unificado tem quase 10 mil candidatos indígenas

Sem categoria

Quase 10 mil indígenas se candidataram ao Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), que será realizado em 5 de maio. No total, 9.339 indígenas se inscreveram e concorrem às vagas da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), sendo a maior parte, 6.641, candidatos a funções de nível médio, e 2.698 postulantes a cargos de nível superior.

No CPNU, são 502 vagas para a Funai, e 30% delas estão destinadas a indígenas. “A procura dos povos indígenas nos surpreendeu positivamente”, relatou o secretário de Gestão de Pessoas do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, José Celso Cardoso.

Esta é a primeira vez em que um concurso público traz a reserva de vagas para candidatos autoidentificados como indígenas.

“Esse é um movimento legal, que não apenas reconhece a importância da inclusão dos povos originários, mas também reflete um compromisso real em garantir sua participação ativa na construção e implementação das políticas voltadas para suas comunidades”, destacou o secretário.

Para garantir que o processo de identificação seja efetivo, está previsto um procedimento de análise da documentação comprobatória do pertencimento étnico dos candidatos indígenas, como será feito também no caso das Pessoas com Deficiência (PcDs).

Os documentos foram enviados no momento da inscrição, conforme previsto nos editais. Os candidatos que concorrem às vagas reservadas a indígenas vão passar pelo procedimento de heteroidentificação. O procedimento será realizado após as provas objetivas e a aprovação na prova discursiva.

Concurso Unificado

Também chamado de Enem dos Concursos, o Concurso Unificado vai selecionar, de uma só vez, 6.640 servidores para 21 órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional.

O certame permite que o candidato dispute mais de uma vaga com apenas uma inscrição, desde que estejam dentro do mesmo bloco temático. Para tanto, o candidato precisava classificar, no ato de inscrição, as vagas de interesse por ordem de preferência que definir a prioridade de chamada, baseada na nota alcançada.

A prova será aplicada na data única de 5 de maio em 220 cidades do Brasil, localizadas em todas as Unidades da Federação, com questões objetivas específicas e dissertativas, por área de atuação.

Confira os editais 1234567 e 8 publicados no Diário Oficial da União (DOU).

A organização do certame está a cargo da Fundação Cesgranrio.

Veja o cronograma do CPNU:

  • Divulgação do edital: 10 de janeiro;
  • Início das inscrições: 19 de janeiro;
  • Prazo máximo para inscrições: 9 de fevereiro;
  • Divulgação dos dados finais de inscrições: 29 de fevereiro;
  • Divulgação dos cartões de confirmação: 29 de abril;
  • Aplicação das provas: 5 de maio;
  • Divulgação dos resultados finais das provas objetivas e dos resultados preliminares das provas discursivas e da redação: 3 de junho;
  • Divulgação final dos resultados: 30 de julho;
  • Início da convocação para posse e cursos de formação: 5 de agosto.

https:metropoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *