Em meio às negociações para voltar ao PT e ser vice do deputado federal Guilherme Boulos (PSol) na disputa pela Prefeitura de São Paulo, Marta Suplicy se reuniu, na manhã desta segunda-feira (8/1), com o presidente Lula no Palácio do Planalto.
Atualmente, ela é secretária de Relações Internacionais do prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), que deverá disputar a reeleição em 2024.
O encontro da ex-petista com Lula não estava previsto inicialmente na agenda do presidente da República. Também acompanharam a agenda o deputado federal Rui Falcão e o atual esposo de Marta, Márcio Toledo.
Lula já sondou Marta
A ex-prefeita de São Paulo já foi sondada pelo presidente para disputar o pleito, mas ainda não se manifestou publicamente sobre o assunto – o que tem deixado petistas esperançosos e Nunes apreensivo. O atual prefeito deverá contar com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em sua campanha.
A política deixou o PT em 2015, quando migrou para o MDB. Em 2018, foi para o Solidariedade e, desde 2020, está sem partido.
Quando saiu do PT, ela rompeu relações com diversos caciques, incluindo o próprio Lula, e criticou a legenda publicamente diversas vezes. A reaproximação ocorreu durante o governo Bolsonaro e, em 2022, contra a reeleição do então presidente, ela decidiu apoiar o petista.