São incontáveis as séries, filmes e livros que representam a mulher branca americana dos anos 1960 como boas esposas, mães exemplares, colaboradoras da comunidade e donas de casa esperando o marido — provedor do lar — depois de um dia de trabalho. Com a evolução do tempo (e os direitos básicos conquistados por mulheres), as personagens femininas passaram a ser divulgadas, em sua grande maioria, como provedoras, fortes, imponentes, guerreiras.
Em Instinto Materno, o diretor Benoît Delhomme resgata a velha premissa da mulher perfeita, que vive a vida com seu salto alto e vestidos em estilo tubinho, além da presença constante na comunidade, enquanto deixa a casa impecável para o provedor do seio familiar encontrar nada menos que a perfeição após o fim de um dia de trabalho.
Veja a opinião do Metrópoles sobre o filme:
A produção acompanha a vida de duas vizinhas, Alice (Jessica Chastain) e Celine (Anne Hathaway). A harmonia da vizinhança é quebrada quando o filho de uma delas sofre um acidente fatal. Celine culpa Alice pela morte de seu filho, e esta, por sua vez, se sente culpada e paranoica, acreditando que Celine pode estar buscando vingança.
Usando de típicos elementos do suspense, incluindo efeitos sonoros para avisar que uma tragédia vai acontecer, Delhomme peca ao retomar o tema da mulher perfeita sem nenhum tipo de defeito.
Como o próprio nome já diz, Instinto Materno tenta representar o que uma mãe é capaz de fazer para proteger sua família e resgatar a vida perfeita. A trama, no entanto, se perde com os típicos elementos do suspense usados em demasia pelo diretor, que chega ao fim de forma nada surpreendente.
Imagem do filme Instinto Materno
Imagem do filme Instinto Materno
Imagem do filme Instinto Materno
0
O que salva Instinto Materno é a atuação de Hathaway e Chastain. Ambas vencedoras do Oscar, as protagonistas da produção conseguem implementar o desejo do diretor de provar que sim, mulheres são insanas e perigosas, e capazes de tudo para proteger sua família.
Instinto Materno estreia em 28 de março no Brasil. Além de Hathaway e Chastain, o elenco conta ainda com Josh Charles e Anders Danielsen Lie como seus maridos, Josh Charles, Eamon O’Connell, Baylen D. Bielitz e Caroline Lagerfelt.
Avaliação: Regular