São Paulo — A deputada federal Rosana Valle (PL) registrou, nesta sexta-feira (9/2), um boletim de ocorrência por ameaça contra o secretário de Cultura de Santos, Rafael Leal.
Segundo Rosana, o secretário a teria puxado pelo braço, no último sábado (3/2), quando ela acompanhava o Carnaval santista na Passarela Drauzio Varella.
“O folgadinha, olha aqui: nós vamos te amassar. Vamos te destruir, vamos passar por cima de você com um trator. Toma cuidado”, teria afirmado ele, segundo Rosana.
No depoimento, a deputada disse que o secretário falou em “tom ameaçador” e que duas mulheres teriam testemunhado o episódio.
À polícia, Rosana afirmou também que questionou Leal se ele se referia que iria “destruí-la” na eleição municipal de Santos, mas o secretário teria saído sem respondê-la. A deputada é pré-candidata ao cargo de prefeita na cidade.
O caso foi registrado no 3º Distrito Policial de Santos, no litoral paulista. Ao sair da delegacia, Rosana gravou um vídeo relatando que tinha feito a denúncia.
“Antes de ser uma deputada, eu sou mãe, sou mulher e não vou tolerar ameaça, intimidação ou violência”, disse Rosana, que também é presidente estadual do PL Mulher.
Em nota, a Prefeitura de Santos afirmou que “rechaça toda e qualquer forma de violência de gênero” e que “os fatos narrados na denúncia serão apurados”. “A Prefeitura adotará todas as medidas cabíveis diante da materialidade das acusações apontadas na denúncia”, conclui.
O Metrópoles tenta contato com o secretário Rafael Leal. O espaço segue aberto para manifestação.